PF faz operação em 15 cidades mineiras contra fraudes em veículos

Foram cumpridos 133 mandados judiciais pelos crimes de adulteração, clonagem, receptação, furto e roubo de veículos, além de falsificação de documentos

Foto: Divulgação

Foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (31) pela Polícia Federal (PF) a operação “Resgate”, que visa coibir crimes como adulteração, clonagem, receptação, furto e roubo de veículos, bem como falsificação de documentos. São cumpridos 133 mandados judiciais em 15 cidades mineiras.

As movimentações policiais aconteceram em Divinópolis, São Sebastião do Oeste, Carmo do Cajuru, Nova Serra, Bom Despacho, Itaguara, Brumadinho, Igarapé, Ibirité, Mário Campos, Sarzedo, Mariana, Betim, Contagem e Belo Horizonte. Além disso, também foi cumprido um mandado em Rio Verde, no Estado de Goiás.

De acordo com a PF, todos os mandados judiciais foram expedidos pela 3ª Vara Criminal da Justiça Estadual de Divinópolis, sendo 70 de busca e apreensão, 15 de prisão preventiva, 16 de prisão temporária e 31 de condução coercitiva. A maior parte dos mandados estão sendo cumpridos pela Polícia Civil de Minas Gerais, tendo em vista a atribuição e expertise para identificar ilícitos dessa matéria.

A investigação teve início ainda em outubro de 2016, possibilitando a realização de diversas prisões em flagrante, assim como a recuperação de vários veículos adulterados, furtados ou roubados e a identificação de organizações criminosas responsáveis por clonagem de veículos roubados/furtados. Além disso, também foi possível identificar desmanches e receptação de peças. “Durante a investigação, a parceria com as Polícias Militar e Civil foi decisiva na realização de levantamentos e identificação de locais utilizados pelos criminosos”, informou a PF.

Além da identificação de uma organização criminosa em Divinópolis, a investigação se estendeu a outras duas organizações formada por pessoas da região metropolitana de Belo Horizonte. Uma delas seria responsável por falsificar documentos de Certificados de Registro de Licenciamento de Veículos, que seriam repassados a compradores de carros clonados.

A outra atuaria nas cidades de Ibirité, Brumadinho, Mário Campos e Betim e seria especializada em furtos e adulteração de veículos, que seriam repassados a diversos desmanches, ferros-velhos e lojas de autopeças da região metropolitana da capital mineira, Divinópolis e outras cidades do Estado. “Foi possível constatar que as três organizações, a princípio independentes entre si, supostamente mantinham contatos, para consecução dos ilícitos acima descritos”, completa a corporação.

Todos os presos serão encaminhados para a Superintendência da PF em Belo Horizonte e para a Delegacia da PF em Divinópolis, onde prestarão depoimento. Em seguida, eles serão transferidos para o sistema prisional.

 

VIARedação
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA