Caterpillar inaugura fabrica de motores para locomotivas em Sete Lagoas

Foto: Envida por leitor

Sem novas encomendas e com a planta de Sete Lagoas ocupada com a fabricação de locomotivas apenas até outubro, a Caterpillar aposta na prestação de serviços como alternativa para driblar a situação. A empresa transferiu a plataforma de produção de motores de tração para locomotivas, que antes operava em Diadema (SP), para a unidade De Sete Lagoas. A inauguração aconteceu na manhã desta sexta-feira (01). Assim, a companhia poderá prestar serviços de manutenção e reforma desse tipo de motores na fábrica do Estado, ampliando seus negócios.

De acordo com o diretor-geral da Progress Rail Services (PRS) no Brasil, braço do setor ferroviário da Caterpillar, Carlos Roso, a unidade de fabricação de motores a tração tem 4 mil metros quadrados de área construída e completa a plataforma mineira, que, há cerca de um ano, já tinha recebido a planta de eletrônicos, que foi transferida do Paraná.

“A situação é complicada porque não entraram novas encomendas. Apesar disso, estamos fazendo investimentos na planta. A unidade de motores a tração cria sinergias e vantagens logísticas de maneira a reduzir custos para a empresa. Estamos olhando para o mercado de serviços. A ideia é abrir o leque e não ficar só na fabricação de novas locomotivas”, disse Roso.

Apesar de não revelar o valor do investimento na unidade, Roso afirmou que serão gerados cerca de 40 novos empregos no chão de fábrica em um primeiro momento, além dos profissionais que foram transferidos da planta paulista para Minas.

A unidade mineira da Caterpillar começou a operar em maio de 2012 e de suas linhas ainda não saíram locomotivas para clientes fora do Brasil. Roso explicou que a fábrica mineira está preparada para atender tanto ao mercado nacional quanto ao mercado sul-americano.
No ano passado, embora os números não tenham sido revelados, a planta mineira passou por redução de quadro de pessoal e praticamente dedicou suas linhas de produção a locomotivas negociadas antes de dezembro de 2015. Ainda assim, conforme Roso, a fábrica se ocupou “com volume suficiente” em 2016.

Renovação de frota – A Caterpillar vinha depositando suas fichas na conclusão das negociações entre o governo federal e as atuais concessionárias do setor ferroviário para renovar e estender os prazos de contratos das concessões, com o objetivo de garantir investimentos para os próximos anos. Em contrapartida, os aportes dos players na malha existente poderiam chegar até R$ 16 bilhões e também incluiriam a renovação da frota nacional de locomotivas, conforme já divulgado.

Porém, o assunto continua travado devido ao momento político conturbado do Brasil. Para o setor, a renovação das concessões garantiria contratualmente investimentos em melhorias nas ferrovias. Esses aportes, entre ampliação da capacidade do tráfego, novos pátios, redução de interferências urbanas, novos ramais e sinalização, também incluem a ampliação da frota, o que seria bom para os negócios da fabricante de locomotivas.

VIARedação
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA