Campanha de vacinação antirrábica será neste sábado (23), em Sete Lagoas

 

Foto: IlustrativaA Secretaria de Saúde de Sete Lagoas, representada pelo secretário Magnus Eduardo Oliveira da Silva, juntamente com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), promove, no dia 23 de setembro, a campanha anual de vacinação contra a raiva em cães e gatos. A imunização acontece das 8h às 17h em diversos pontos da cidade.

Antecedendo o dia da vacinação, várias intervenções serão realizadas em diversos pontos da cidade.  Nos dias 21 e 22, a abordagem acontece em pontos de grande movimento como a Praça do CAT, a Estação de Transbordo e nas avenidas Renato Azeredo, Tunico Reis, Coronel Américo T. Guimarães e Fernandino Junior, esquina com Senhor do Passos.

A forma mais comum de transmissão da Raiva é através do contato com a saliva do animal raivoso, através de mordeduras, arranhaduras e lambeduras. O vírus da raiva pode infectar todos os mamíferos, provocando a morte em quase todos os casos.

A vacinação é gratuita e para serem imunizados, os animais devem possuir mais de três meses de idade e não podem estar doentes. Não é necessário levar documentos. “Para os cães, os donos devem colocar coleira, guia ou corrente para que a vacinação aconteça de forma segura”, adverte Vanessa. A vacinação é gratuita, e é o único meio de prevenção contra a raiva em cães e gatos. “A vacinação deve ser reforçada anualmente, então mesmo que o animal já tenha recebido a vacina em campanhas anteriores, é preciso vacinar novamente este ano”, explica a gerente geral de Vigilância e Atenção à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Sete Lagoas, Vanessa Bahia.

Diversas medidas podem ser tomadas para evitar a transmissão do vírus. “Não se aproximar de cães e gatos sem donos, nem mexer ou tocar quando os mesmos estiverem se alimentando ou dormindo, nunca tocar em morcegos ou outros animais silvestres diretamente, principalmente quando estiverem caídos no chão ou encontrados em situações não habituais”, explica Vanessa Bahia.

Em caso de contato com a saliva de cães e gatos, é importante tentar capturar o animal e observá-lo por dez dias. “Se ele continuar sadio nesse período, ou seja, sem alteração em seu comportamento, é seguro que não esteja contaminado pela raiva. Caso não seja possível capturar o animal ou se não puder observá-lo neste período, deve-se agir como se ele estivesse doente e fazer o tratamento profilático”, adverte Vanessa Bahia, que explica que essa profilaxia após a mordida por animais suspeitos deve ser iniciada o mais rápido possível. A indicação é que o cidadão procure, o mais rápido possível, a unidade de saúde mais próxima de sua casa.

Os sintomas da raiva são inespecíficos, mas podem incluir cefaleia, febre baixa, mal-estar, anorexia, náusea e dor de garganta. Além disso, na maioria dos casos há alteração de sensibilidade no local da mordida. Em seguida, ocorre o comprometimento do sistema nervoso central, caracterizados inicialmente por ansiedade, inquietude, desorientação, alucinações, comportamento bizarro e até convulsões.

Desde a inauguração do Centro de Controle de Zoonoses no ano de 2003 não houve registros de raiva canina, felina ou humana em Sete Lagoas. Segundo dados epidemiológicos, desde 1990 não foram registrados casos de raiva na cidade.

POSTO BAIRRO
E.E. Vasco Damião Alvorada
AMAV Belo Vale 1
Escola M. Dalva Diniz (Planeta Azul) Bernardo Valadares
Garagem Da Secretaria De Saúde Boa Vista
Espaço Reviver Boa Vista
Corpo De Bombeiros Canaan
E.M Clarindo Cassimiro Carmo
E.E. José Evangelista França Carmo 2
E.E. Emilio Vasconcelos Costa Centro
Escola M. Juca Dias Cidade De Deus
E.M. Marilza Fleury Costa Figueiredo Cidade De Deus
E.E. Eponina Soares Santos Das Industrias
E. M. Genésio Cadorna Cairo Del Rey
CEMEI Ivone Campelo Ribeiro Brunetti Dona Silvia
ESF Eldorado Eldorado
Restaurante Mingote Emilia
Escola APAE Esperança
E.E.Monsenhor Messias Fátima
E.E. Renato Azeredo Interlagos 1
Maria De Lourdes V. De Melo (Tia Lurdinha) Itapua1
E. M. Dr. Enízio Antônio Viana Itapuã 2
Igreja Sagrado Coração De Jesus J. Universitario
Igreja São Pedro Jardim Arizona
E. M. Nádia Lúcia F. Alves Jardim Europa
CEU Das Artes Jardim Dos Pequis
Garagem Da Educação Jardim Primavera
E.E. Julio Cezar Jk
Igreja Sagrada Família Luxemburgo
E.E. Alonso Marques Ferreira Manoa
ESF Monte Carlo Monte Carlo
CRAMAM Montreal
E.M. Afonso Viana N. Sra. Das Graças
E.E.Bernardo Valadares Nova Cidade
Galpão Ferreira Neto Novo Horizonte
E. M. Padre Teodoro Padre Teodoro
Clube Das Mães Piedade Piedade
Bar Do Baixinho Planalto
ESF Progresso Progresso
E.M. Jovelino Lanza Santa Helena
Paroquia Santa Luzia Santa Luzia
SENAI Santa Maria
E.M Juvenal De Barros Santa Rosa
Igreja São Cristovão São Cristovão
Paróquia São Francisco De Assis São Francisco
E.E Governador Juscelino São Geraldo
ESF Catarina São José
GSI Sindicato Rural
E.E. Santos Azeredo Vapabuçú
Escola M. Hilário Pereira Da Fonseca Verde Vale

VIARedação
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA