Índices de criminalidade na região de sete lagoas apresenta redução no ano de 2017

Dados do Armazém de Dados (REDS/PMMG) evidenciam que nas 16 cidades que compõem a 19ª Região Integrada de Segurança Pública (19ª RISP), a criminalidade diminuiu no ano de 2017 em comparação com o ano de 2016. No ano de 2016, foram registrados 5.067 crimes violentos, enquanto em 2017 foram registradas 3.397 ocorrências: uma redução aproximada de 33%. Se considerada apenas a cidade de Sete Lagoas, cidade-sede da 19ª RPM, o percentual de redução atingiu 40%.

Os crimes violentos são aqueles que possuem alto poder ofensivo e se caracterizam pela responsabilidade na desconstrução de um ambiente de tranquilidade pública. São eles: homicídio tentado e consumado, estupro tentado e consumado, roubos, extorsões mediante sequestro e sequestros e cárceres privados. Roubo e extorsão mediante sequestro são classificados como crimes violentos contra o patrimônio. O monitoramento desses crimes recebem uma atenção diferenciada por parte da Polícia Militar.

Na 19ª RPM, os roubos recuaram 35,68%. Já o número de homicídios (tentados e consumados) tiveram queda de 13,9%. Em Sete Lagoas, a redução foi de 41% nos roubos e de 37,4% nos homicídios.

Levando-se em conta apenas as ocorrências de roubo, no ano de 2016, 4.661 pessoas foram vitimizadas em toda a área da 19ª RPM, enquanto em 2017, o número de vítimas caiu para 2.998 (-35,68%). Esse crime estava em alta nos últimos anos e sua redução representa a maior queda na região.

Na 19ª RPM, o Armazém de Dados (REDS/PMMG) apontam ainda alta de 41,47% na quantidade total de drogas apreendidas na comparação 2016 e 2017. Ocorreu também o  aumento na Taxa de Reação Imediata (percentual de pessoas presas pela PM após  cometeram um crime violento): de 11,44% em 2016 para 15,55% em 2017, representando uma resposta 35,9% mais eficaz na comparação entre os dois anos.

Para o Coronel Charles Generoso Baracho, Comandante da 19ª RPM, os números apresentados são o reflexo de um trabalho coletivo, que envolve os policiais que estão na linha de frente, a gestão estratégica e a integração com outros órgãos. As ações preventivas, como as Redes de Proteção Preventiva, o PROERD e o engajamento social através de campanhas, se tornaram importantes aliados para a aproximação da polícia com a comunidade. O reflexo disso é o aumento no número de denúncias anônimas.

O Coronel acrescenta que a criação da 19ª RPM contribuiu para a chegada de recursos logísticos e humanos, de uma maneira jamais vista pela população da região. Os esforços continuarão para que os índices de criminalidade reduzam ainda mais, com perspectivas de execução de diversas ações e com o aumento do efetivo, já que uma nova turma de soldados chegará na região nos meses de abril/maio.

VIARedação
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA