PF faz operação contra seita que escravizava fiéis em cidades mineiras

Os "pastores" convenciam as pessoas a entregarem todos os bens e a mudarem para fazendas, onde trabalhavam de graça; o Jornal O TEMPO denunciou a igreja em 2005 e a investigação policial teve início em 2011

A Polícia Federal (PF), com o apoio do Ministério do Trabalho, deflagrou uma operação na manhã desta terça-feira (6) em diversas cidades mineiras, na Bahia e em São Paulo, contra a seita religiosa “Comunidade Evangélica Jesus, a Verdade que Marca”, que já foi alvo de pelo menos duas outras operações da corporação nos últimos anos. A “igreja” é acusada de redução de pessoas à condição análoga à de escravo, tráfico de pessoas, estelionato, organização criminosa, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.

De acordo com a corporação, durante a operação “Canaã – A Colheita Final” são cumpridos 22 mandados de prisão preventiva, 17 mandados de interdição de estabelecimento comercial e 42 mandados de busca e apreensão, todos eles expedidos pela 4ª Vara Federal em Belo Horizonte. Ao todo, participaram da operação 220 policiais federais e 55 auditores fiscais do Ministério do Trabalho de Minas, Bahia e São Paulo.

“A investigação aponta que dirigentes da seita religiosa teriam aliciado pessoas em sua igreja em São Paulo, capital, convencendo-as a doarem todos os seus bens para as associações controladas pela organização criminosa”, explica a nota divulgada pela PF.

Ainda segundo a corporação, para convencer os fiéis a doarem todos os seus bens e a se mudarem para o interior para trabalhar de graça, os membros da seita utilizavam de “ardis” e “doutrina psicológica”, sob o argumento de convivência em comunidades onde todos os bens móveis e imóveis seriam compartilhados.

Após a “doutrinação”, os fiéis eram levados para zonas rurais e urbanas, sendo que, em Minas, a “igreja” possuía sedes em Contagem e Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte; Andrelândia, São Vicente de Minas e Minduri, as três no Campo das Vertentes; e Madre de Deus, Pouso Alegre e Poços de Caldas, todas no Sul do Estado.

As vítimas também eram levadas para unidades nas cidades Ibotirama, Luiz Eduardo Magalhães, Wanderley e Barra, na Bahia, e na capital de São Paulo. Nestes locais, eles teriam sido submetidos a extensas jornadas de trabalho, sem nenhuma remuneração. Eles trabalhavam em lavouras e em vários tipos de estabelecimentos comerciais, como oficinas mecânicas, postos de gasolina, pastelarias, confecções etc.

“Por meio da apropriação do patrimônio dos fiéis e do desempenho de atividades comerciais sem o pagamento da mão-de-obra, a seita teria acumulado vultoso patrimônio, contando com casas, fazendas e veículos de luxo. Atualmente, estaria expandindo seus empreendimentos para o estado do Tocantins, baseados na exploração ilegal”, aponta a PF.

A investigação teve início em 2011, quando a seita estava migrando de São Paulo para Minas Gerais. Em 2013, foi deflagrada a “Operação Canaã”, com inspeções em propriedades rurais e em algumas empresas urbanas. Em 2015, foi desencadeada sua segunda fase: “De volta para Canaã”, quando foram presos temporariamente cinco dos líderes da seita. A deflagração de hoje representa a terceira fase da Operação, com a prisão preventiva de 22 líderes da seita, que poderão cumprir até 42 anos de prisão, se condenados.

O nome da Operação é uma referência bíblica à terra prometida. Uma entrevista coletiva acontecerá na manhã desta terça na Delegacia da PF em Varginha, no Sul de Minas.

REPORTAGENS DE O TEMPO DENUNCIARAM A SEITA EM 2005

Apesar da crença e entrega total de centenas de fiéis à seita “Jesus, a Verdade que Marca”, ao longo de seus 20 anos (ela foi fundada em 1998) houve aqueles que não concordaram com as regras impostas pelos líderes e se manifestaram contra a organização. Para deflagrar a operação De Volta para Canaã, a PF contou com a denúncia de ao menos 15 pessoas que participaram de alguma forma da vida em comunidade proposta pelo grupo.

Os relatos começaram a surgir após reportagens de O TEMPO que foram publicadas em 2005 e 2006. Na época, um técnico em farmácia relatou à reportagem como era a vida em uma das fazendas no Sul de Minas. Morador do ABC Paulista, ele largou tudo com a mulher para viver em uma das comunidades. “Fui aceito porque dei meu dinheiro. Quando quis sair, eles me expulsaram”, contou.

Durante a visita feita a fazendas em São Vicente de Minas e Minduri em 2005, a reportagem encontrou um ambiente tranquilo e pessoas favoráveis às normas. “Não me arrependo porque aqui todos são donos de tudo. Trabalhamos para nós mesmos”, disse um dos membros, naquela ocasião.

 

VIARedação
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA