Vigilância Sanitária atende denúncia sobre irregularidades na Farmácia do Bem, em Sete Lagoas

Na manhã desta terça-feira, 6 de março, fiscais da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, em operação conjunta com fiscal designado pelo Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF/MG), compareceram à sede do projeto social “Farmácia do Bem” para inspeção após uma denúncia que relatava a distribuição de medicamentos de AMOSTRA GRÁTIS pela referida entidade.

Durante a inspeção foram encontradas inúmeras irregularidades. Entre elas, foi detectado que a Associação Farmácia do Bem não possuía farmacêutico registrado junto ao Conselho Regional de Farmácia como responsável técnico pelo estabelecimento. A obrigatoriedade de um responsável técnico é prevista no art. 3º da RDC 44/2009 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Além disso, os fiscais também encontram, nos estoques da Farmácia do Bem, medicamentos de AMOSTRA GRÁTIS, que de acordo com a RDC 60/2009, somente podem ser dispensados pelo médico que prescreveu o medicamento em consultórios, clínicas ou hospitais; e medicamentos de distribuição exclusiva por programas do Ministério da Saúde, cuja distribuição é regulamentada pela Portaria 1554/2013 do Ministério da Saúde.

No momento da ação, fiscais munidos de termômetros comprovaram que a temperatura ambiente ultrapassava a casa dos 30 graus. Quando não são armazenados ou distribuídos em condições adequadas, os medicamentos podem colocar em risco a saúde das pessoas. “Não estamos fechando a Farmácia do Bem. Na ação desta terça-feira, foi realizada somente a apreensão de medicamentos cuja distribuição é restrita a órgãos públicos e de amostras grátis”, explicou a superintendente da Vigilância Sanitária, que completou: “Temos responsabilidades no que diz respeito à saúde da população. Não podemos nos omitir diante de uma denúncia, por mais nobre que seja a proposta da Farmácia do Bem”.

 

DESCARTE CORRETO DE MEDICAMENTOS

Em uma postagem nas redes sociais, um dos responsáveis pela Farmácia do Bem questionou a Prefeitura de Sete Lagoas sobre o destino dado a medicamentos vencidos no município. Diante do questionamento, a Prefeitura esclarece que medicamentos com data de validade ultrapassada podem ser entregues pela população em qualquer posto de saúde para que sejam incinerados.

A coleta, transporte, tratamento e destinação ambientalmente correta de resíduos de serviços de saúde, entre eles medicamentos com data de validade vencida, é de responsabilidade de empresa licitada, contratada pelo Município, que após o recolhimento e incineração desses medicamentos, emite certificado que assegura sua correta destinação.

A Lei Municipal 8320/2014 também prevê que as farmácias e drogarias da cidade disponibilizem recipientes adequados para o recolhimento de medicamentos domiciliares vencidos ou não utilizados para que os mesmos possam ser incinerados, sem prejuízos ao meio ambiente.

COMPARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Será que a secretária de saúde não está prestando um verdadeiro desserviço a Sete Lagos e região? Mas com certeza estão colaborando com o sucesso da Farmácia do bem. Com certeza quem denunciou não tem nenhum reconhecimento da prefeitura de Sete Lagoas. Aguardem…

  2. É muito interessante como funciona estas entidades e as leis que elas usam para se proteger. É sempre mais fácil desampara o pobre do que o ajudar…
    Reflitam… Não é mais fácil para o conselho e a secretária de saúde abraçar a causa e oferecer pessoal e material qualificado para um projeto que está funcionando a tanto tempo?
    Outra coisa… Em quase dois anos de projeto a VISA de Sete Lagoas nunca teve lá; só foi agora por causa de uma denúncia?
    Excelente trabalho o da VISA de Sete Lagoas com seus fiscais fiscais munidos de termômetros, ao Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF/MG) com sua preocupação a quem paga suas contas e a Secretaria de Saúde por gastar seu tempo emitindo nota defendendo a posição dos algozes.
    Um conselhos… passem lá na ONU e peça o reconhecimento de vocês pelo belíssimo trabalha realizado pelo bem do povo, afinal são muitos os salvos dos medicamentos de amostras grátis mal armazenados e prejudicial a saúde.

  3. Há tempos sofremos com falta de medicamentos nas farmácias pública e com a implantação da farmácia do BEM, a comunidade teve um aumento significativo no acesso aos medicamentos, que muitas vezes saram as dores físicas, mentais e dão condições a reagirem mais um dia turbulento. Entretanto os medicamentos (amostra grátis) pra conseguir, muitas vezes tem uma consulta de no mínimo R$300,00. Pensando na maioria dos necessitados que geralmente são idosos e dependente de terceiros que em geral são ocupados pela correria do dia-a-dia têm a facilidade pra verificar a disponibilidade desejadas.

  4. Será que a secretária de saúde não está prestando um verdadeiro desserviço a Sete Lagos e região,mas nas eleições todos querem votos .se esse prefeito não fizer nada á respeito da denuncia feita ao abatedouro Juruna,todos saberemos que é participante á falta de higiene ,e não dá o menor auxilio aos seus eleitores..

  5. Será que a secretária de saúde não está prestando um verdadeiro desserviço a Sete Lagos e região? Mas com certeza estão colaborando com o sucesso da Farmácia do bem. Com certeza quem denunciou não tem nenhum reconhecimento da prefeitura de Sete Lagoas. Aguardem…Como somos pobres só prestamos na hora de vota,mas quando os nossos votos são necessário ai sim,ficam abraçando e prometendo,como os donos do abatedouro são ricos,os pobres que comam frango estragado né..Leone Maciel Fonseca,vc está ai por nossa causa,mas pode sair por nossa causa tbm..MATADOURO JURUNA É UM EXEMPLO DE PORCARIA á sociedade de sete lagoas….

  6. Será que a secretária de saúde não está prestando um verdadeiro desserviço a Sete Lagos e região? Mas com certeza estão colaborando com o sucesso do matadouro juruna igual foi feito com Farmácia do bem. Com certeza quem denunciou não tem nenhum reconhecimento da prefeitura de Sete Lagoas. Aguardem…Como somos pobres só prestamos na hora de vota,mas quando os nossos votos são necessário ai sim,ficam abraçando e prometendo,como os donos do abatedouro são ricos,os pobres que comam frango estragado né..Leone Maciel Fonseca,vc está ai por nossa causa,mas pode sair por nossa causa tbm..MATADOURO JURUNA É UM EXEMPLO DE PORCARIA á sociedade de sete lagoas….

    • Estou fazendo esta denuncia sobre o frigorifico Xavier,por motivos de falta de higiene ,moscas nas carnes fora do prazo sendo remarcados com datas novas,Digo isso porque a mulher que é caixa de lá confirmou que é verdade,até então achamos estranho a carne mesmo na geladeira ,ficava com cheiro estranho.

  7. Estou fazendo esta denuncia sobre o frigorifico Xavier,por motivos de falta de higiene ,moscas nas carnes fora do prazo sendo remarcados com datas novas,Digo isso porque a mulher que é caixa de lá confirmou que é verdade,até então achamos estranho a carne mesmo na geladeira ,ficava com cheiro estranho.

DEIXE UMA RESPOSTA