URGENTE: Sete Lagoas já tem 369 casos de conjuntivite

A Prefeitura de Sete Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou uma nota técnica que apresenta dados sobre conjuntivite na cidade.

Sete Lagoas

De acordo com os resultados, foram registrados, no ano de 2018, 369 casos. Análises epidemiológicas mostraram um aumento de casos da doença nestas últimas semanas, “Os casos estão muito disseminados no nosso município, o que torna mais difícil o seu controle. Por isso, as medidas preventivas devem ser tomadas”, adverte Sueli Lacerda, superintendente de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde.

Sendo assim, como forma de prevenção, foi sugerido o afastamento de pessoas com conjuntivite aguda dos ambientes coletivos. As pessoas que apresentarem sintomas oculares devem ser afastadas das suas atividades pelo tempo necessário à cura, conforme orientação médica.

Em caso de suspeita, a população deve se dirigir às unidades de saúde para que possa ser feito o diagnóstico correto e iniciado, o quanto antes, o tratamento.

 

A conjuntivite

A conjuntivite caracteriza-se por olhos avermelhados (hiperemia da conjuntiva), lacrimejamento, pálpebras inchadas e avermelhadas, secreção esbranquiçada em pouca quantidade e sensação de areia nos olhos. São autolimitadas e com duração de aproximadamente 15 dias até a evolução para a cura. Os agentes causadores mais comuns são alergias, vírus e bactérias.

A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, principalmente, por objetos contaminados (equipamentos oftálmicos, toalhas, travesseiros, lenços, copos e etc.) e quando não são observados cuidados de higiene pessoal.

Dissemina-se, rapidamente, em ambiente fechado como escolas, creches, escritórios e fábricas. Para evitar o contágio, é importante atentar para as seguintes orientações:

1. Nunca compartilhe itens pessoais, como maquiagem, travesseiros, óculos, lápis e toalhas de mão/rosto;
2. Cubra o nariz e a boca quando tossir ou espirrar e evite esfregar ou tocar os olhos;
3. Nunca compartilhe suas lentes de contato com outra pessoa e pare de usar se começar a apresentar os sintomas;
4. Lave as mãos frequentemente, especialmente quando passar tempo em lugares públicos;
5. Mantenha acessível um desinfetante manual (por exemplo, álcool gel) e use-o com frequência;
6. Limpe sempre as superfícies com um antisséptico apropriado;
7. Se você sabe que sofre alergias sazonais, pergunte ao seu médico o que pode ser feito para minimizar seus sintomas antes que eles apareçam;
8. Ao nadar, use óculos de natação para se proteger de bactérias e outros microrganismos na água;
9. Ande sempre com lenços de papel para secar ou limpar os olhos e jogue-os fora após o uso; Não guarde os lenços contaminados no bolso para reutilização;
10. Não use lentes de contato ou maquiagem na região dos olhos enquanto eles ainda estiverem vermelhos ou irritados;
11. Separe sua toalha de rosto e travesseiro, de preferência troque a fronha e a toalha todos os dias;
12. Use apenas o medicamento indicado pelo seu médico e lave os olhos com água filtrada ou tratada;
13. Faça compressas frias várias vezes por dia e lave o rosto e os olhos com água gelada sempre que possível;
14. Em caso de baixa de visão, procure novamente seu oftalmologista;
15. Evite a reinfecção não utilizando novamente a maquiagem ou lentes de contato que possa ter usado no período que estava doente.

Em caso de dúvidas, procure a unidade de saúde mais próxima.

Legenda: Funcionários da recepção da UPA estão trabalhando com luvas e óculos para se prevenirem contra a Conjuntivite, já que a unidade tem sido procurada por muitos usuários com sintomas da doença.

VIARedação
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA