Prefeitura monta posto de vacinação contra Febre Amarela no Centro

Foto: Ilustrativa

No dia 23 de março, o Centro de Controle de Zoonoses de Sete Lagoas foi notificado sobre um macaco, encontrado morto na Praça Barão do Rio Branco, no centro da cidade. O animal foi recolhido pela equipe do CCZ que, imediatamente, notificou a Superintendência de Vigilância Epidemiológica para que as primeiras ações de bloqueio fossem iniciadas.

Desde que o resultado dos exames realizados pela FUNED no primata encontrado próximo à mata da CEMIG, no mês passado, foi divulgado apontando a Febre Amarela como causa da morte do animal, novas epizootias não são mais enviadas para análise, pois já é sabido que o vírus está presente na cidade. “As ações de bloqueio independem da confirmação da causa da morte desses animais. Desta forma, assim que uma nova epizootia é registrada, reforçamos as ações preventivas e as concentramos na região da ocorrência da epizootia”, explica Sueli Lacerda, superintendente de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde.

Com o registro da morte de mais um animal na região central da cidade, a Prefeitura vai montar, na próxima quinta-feira, 5 de abril, um posto volante de vacinação para imunizar quem ainda não tem registro da vacina no cartão. O posto vai funcionar das 9h às 16h na Unidade de Perícia Médica da Prefeitura (Rua Renato Feio, 64, Centro). “Desde a última terça-feira, nossas equipes estão percorrendo as casas e comércios do entorno da Praça Barão do Rio Branco para informar a população sobre a vacinação”, afirma Sueli. Quem não puder comparecer na quinta-feira, pode se dirigir a qualquer uma das 18 unidades de saúde que possuem sala de vacinação para receber a dose.

A vacina contra a Febre Amarela é indicada para pessoas com mais de nove meses e menos de 60 anos de vida. Gestantes, bebês de até nove meses, pessoas com doenças que comprometem o sistema imunológico, e idosos somente devem ser vacinados se houver recomendação e autorização médica.

VIARedação
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA