SMS promove Semana da Luta Antimanicomial

Em 18 de maio comemora-se o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, o que leva a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Sete Lagoas, através das Redes Assistenciais, a promover uma semana cheia de atividades para a população.

As atividades terão início no dia 14 de maio, com um dia de beleza oferecido pelo Instituto Mix para os usuários dos CAPS’s (Centros de Atenção Psicossociais). No dia 16, a psicóloga e produtora cultural Elaine Loures promove o Cine Debate, com a exibição do filme NISE – O Coração da Loucura, das 9h às 11h30 no Casa da Cultura.

Já no dia 18, a atenção será direcionada ao Programa Saúde em Movimento da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL) de Sete Lagoas, que irá proporcionar um aulão para os pacientes, na Praça Tiradentes, das 9h às 10h. Além dessas, serão feitas outras atividades internas nos CAPS’s, incluindo oficinas terapêuticas e produções dos pacientes.

18 de Maio: Dia Nacional da Luta Antimanicomial

O Movimento da Luta Antimanicomial teve seu início em 1987, com a discussão  sobre a possibilidade de uma intervenção social para o problema da saúde mental, especificamente, dos absurdos que aconteciam nos manicômios, permitindo o surgimento específico deste movimento.

Desde então a participação paritária de usuários de serviços e seus familiares se tornou característica deste movimento, dando origem ao lema “Por uma sociedade sem manicômios”, e o 18 de maio ficou definido como o Dia Nacional da Luta Antimanicomial.

Outra conquista importante foi a aprovação da Lei 10.216 de 06 de abril de 2001, nomeada “Lei Paulo Delgado”, que trata da proteção dos direitos das pessoas com transtornos mentais e redireciona o modelo de assistência. Este marco legal estabelece a reconstrução da atenção em saúde mental no Brasil, através do fechamento de hospitais psiquiátricos e da abertura de novos serviços comunitários e participação social no acompanhamento de sua implementação.

VIARedação
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA