Sete Lagoas mobilizada no combate à violência contra crianças e adolescentes

Foi comemorado na última sexta-feira, 18 de maio, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Em Sete Lagoas a data não passou em branco e, através da Prefeitura Municipal, foi realizada passeata que mobilizou centenas de pessoas pelas ruas centrais da cidade. De acordo com Socorro Carvalho, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), é preciso convencer os pais que toda criança precisa de cuidados especiais. “Em Sete Lagoas nosso maior problema é a negligência dos pais em relação às crianças, seja no aspecto físico, sexual, escolar dentre outras. Os pais precisam assumir, de fato, seu papel”, afirma.

Segundo a conselheira, o silêncio é uma grande barreira a ser quebrada, principalmente quando diz respeito ao abuso sexual. “Quando for descoberta ou ter suspeita de alguma situação de violência, os pais devem procurar o Conselho Tutelar mais próximo, e não se dirigir diretamente para a criança. O atendimento será feito e a criança terá todo suporte para sua recuperação física e mental”, explica Socorro.

Em âmbito nacional, o Ministério dos Direitos Humanos (MDH) é o órgão responsável pela coordenação das ações de combate a essas violações. A prevenção e o enfrentamento a esse grave problema demandam a articulação de ações intersetoriais com o objetivo de proteger as vítimas e responsabilizar os agressores, bem como conscientizar a população sobre formas de identificar e denunciar os casos suspeitos.

A violência sexual pode ocorrer de diversas formas, entre elas: o abuso e a exploração sexuais. O abuso acontece quando a criança ou adolescente é usado para satisfação sexual de uma pessoa mais velha. Já a exploração envolve uma relação de mercantilização, onde o sexo é fruto de uma troca, seja financeira, de favores ou presentes. Disque 100 para denunciar. Telefone de referência em Sete Lagoas: 3697-2906 (Casa dos Conselhos).

A iniciativa foi da Prefeitura de Sete Lagoas, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil ) – além dos seguintes apoios: Polícias Civil e Militar, PELC, Serpaf, Guarda Municipal, secretarias Estadual e Municipal de Educação, Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos. Também participaram do desfile integrantes do CRAS, CREAS e do Grupo Escoteiro Chuí Oiapoque.

 

VIARedação
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA