Sistema Rio das Velhas agora é referência para formação de novos agentes de saúde do estado

Esta semana a Estação de Tratamento de Água (ETA) Sete Lagoas – Sistema Rio das Velhas recebeu a visita de 20 profissionais para o “Curso de Capacitação de Vigilância da Qualidade da Água para o Consumo Humano”. O mesmo foi requerido por Jean Carlos dos Santos Barrado – Superintendente Regional de Saúde de Sete Lagoas, subordinada à Secretaria Estadual de Saúde.

Na capacitação os profissionais da Secretaria Estadual de Saúde tiveram a oportunidade conhecer o funcionamento de todo o sistema de captação, tratamento e reservação de água, bem como toda a parte relacionada ao laboratório de análises da água. Participaram agentes de Sete Lagoas, Curvelo, Pompéu, Três Marias, Abaeté e Paraopeba.

As adequações feitas pela atual administração municipal garantiram o funcionamento da ETA – entregue inacabada – e o investimento em qualidade é constante. Hoje a ETA é responsável pelo fornecimento de água para cerca de 80 mil pessoas com uma produção diária de 10 milhões de litros/dia. A Prefeitura de Sete Lagoas / SAAE investiu cerca de R$ 5 milhões para que isso se tornasse realidade.

A ETA dispõe de um laboratório de análises físico-químicas onde são realizadas as análises em atendimento aos padrões de potabilidade exigidos pela portaria 2914/2011 do Ministério da Saúde. Durante a operação são realizados em média 150 ensaios para atestar a qualidade da água. Esse controle é feito durante as oito horas de funcionamento do sistema.

VIARedação
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA