TRE-MG estima que vai precisar de ao menos 200 mil mesários no primeiro turno

Eleitor que quiser participar já pode se inscrever; a cada dia de trabalho, eleitor tem direito a dois dias de folga.

Foto: Ilustrativa

Quem quer trabalhar como mesário nestas eleições já pode se cadastrar. Em Minas Gerais, o Tribunal Regional Eleitoral estima que vai precisar de pelo menos 200 mil voluntários no primeiro turno das eleições. Uma das vantagens é que, a cada dia trabalhado, o eleitor tem direito a dois dias de folga.

O trabalho como mesário também pode servir como critério de desempate em um concurso público. Para ser mesário, é preciso ser eleitor e ter mais de 18 anos. As inscrições podem ser feitas pelo site do TRE, preenchendo uma ficha, ou no cartório eleitoral em que o eleitor está inscrito. O interessado pode se inscrever também pelo disque-eleitor 148. É preciso ter em mãos o título de eleitor e de identidade.

São impedidos de trabalhar como mesários, os candidatos, seus cônjuges e seus parentes até o segundo grau, os membros de diretórios de partido político que exerçam função executiva, as autoridades e agentes policiais, os funcionários que exerçam cargos de confiança no poder executivo e aqueles que trabalhem na Justiça Eleitoral.

Os mesários serão nomeados e convocados pessoalmente, por carta ou por e-mail, entre dois e três meses antes das eleições, mas esse prazo pode variar de acordo com cada cartório eleitoral. Nas semanas anteriores ao pleito, são feitos treinamentos para capacitar os mesários a exercerem a função.

Quem for convocado e se ausentar ou prejudicar a votação paga multa de R$ 17 a R$ 400. Neste caso, o eleitor deverá regularizar sua situação posteriormente para não encontrar dificuldade, como assumir concurso público.

FONTEG1
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA