Atraso de repasses do Estado ultrapassa R$ 108 milhões e inviabiliza evento da Prefeitura

Tradicional "Caminhada contra o câncer", este ano, seria realizada no dia 9 de novembro

Foto: Ilustração/ Secretária de Saúde de Sete Lagoas

A Secretaria Municipal de Saúde de Sete Lagoas informa o cancelamento do evento “Caminhada Contra o Câncer”, que estava previsto para acontecer na próxima sexta-feira, 9 de novembro.

Tradicionalmente, a “Caminhada Contra o Câncer” marca as comemorações das campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, de combate ao câncer de mama e próstata. Apesar de todos os esforços para manter essa tradição, a Secretaria Municipal de Saúde se viu diante de um impasse neste ano. “Como é do conhecimento de todos, os sistemáticos atrasos do Governo do Estado em efetivar os repasses para Sete Lagoas têm causados efeitos graves na gestão financeira do município. Desta forma, estamos trabalhando para otimizar os poucos recursos disponíveis”, explica Magnus Eduardo Oliveira da Silva, secretário Municipal de Saúde. Ele lembra que, mesmo diante das dificuldades financeiras causadas pela dívida do Estado com o município, que já passa dos R$108 milhões, a Prefeitura aumentou de 600 para 1000 o número de mamografias durante o mês de Outubro.

A campanha Outubro Rosa / Novembro Azul foi aberta no dia 5 de outubro. Ao longo de todo o mês, o CEAE (Centro Estadual de Atenção Especializada) tem aberto suas portas aos sábados para possibilitar o acesso de mais pacientes à mamografia. Ações de conscientização sobre a saúde do homem também serão promovidas durante o mês de novembro. “Sabemos da importância da campanha de conscientização e da mobilização popular no que se refere ao conjunto de ações de combate ao câncer, mas priorizar a assistência e viabilizar o acesso da população ao exame que é capaz de identificar o câncer de mama precocemente foi a nossa escolha neste momento”, completa Magnus.

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA