Novembro registra 2°C a menos do esperado em 30 anos

Além disso, a temperatura máxima registrada até agora no mês foi a menor de todo o ano: 18,4ºC

Inverno começa nesta segunda com temperatura amenas na capital

Está sentindo mais frio do que o esperado neste mês de novembro? A meteorologia explica: há uma massa de ar fria estacionada em cima de boa parte do Sudeste que, somada ao alto volume pluviométrico, faz com que as temperaturas caiam consideravelmente.

O mês, aliás, revela um acontecimento notável: esta é a primeira vez, nos últimos 30 anos, em que há registro de menos 2°C em Belo Horizonte, levando em consideração as regiões mais altas da cidade, como Buritis.

Além disso, a temperatura máxima registrada até agora no mês foi a menor de todo o ano: 18,4ºC. A informação é do meteorologista Heriberto dos Anjos, que aponta não ser incomum a temperatura ter caído, apesar da raridade da massa de ar frio. “Quando há essa massa de ar frio, é normal ter muita nebulosidade e chuva”, comenta. A temperatura máxima esperada para essa época do ano é de 25ºC.

A mínima, por sua vez, atingiu a marca dos 13,5ºC. Em novembro do ano passado, na região mais fria de Belo Horizonte, a mínima registrada foi de 14,5ºC.

Temperaturas vão subir

Apesar das baixas temperaturas registradas até agora, a tendência é que os termômetros se elevem nos próximos dias. De acordo com o meteorologista, começa a previsão é a de que o sol comece a aparecer já neste sábado e fique mais forte no domingo em Belo Horizonte e Região Metropolitana.

“A previsão é de apenas pancadas de chuva para a próxima semana isoladas. A chuva deve vir com um pouco mais de volume, mas mais espaçadas”, analisa.

No Triângulo Mineiro e no Sul do Estado, por exemplo, o sol já começou a despontar. O Norte e no Leste do Estado, entretanto, ainda registram nebulosidade e chuva até o começo da semana.

Mais de 36 horas de chuva

Fazendo uma média do volume de chuva dos últimos três dias, pode-se dizer que, em Belo Horizonte e região, choveu por 36 horas seguidas, desde às 6h de quinta-feira (8) até às 20h de sexta (9). “A chuva chegou a parar em alguns momentos, mas foi contínua”, aponta Anjos.

De acordo com os dados mais recentes da Defesa Civil, o acumulado de chuva dos primeiros dias de novembro na região Centro Sul foi 50% do esperado para o mês inteiro. Na região Oeste, também choveu bastante: foram 109,8 mm, sendo que a média climatológica do mês é de 239,8 mm.

VIARedação
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA