Crise financeira adia início das aulas em ao menos 10 cidades mineiras

Municípios, todos da região metropolitana de Belo Horizonte, alegam não ter dinheiro para iniciar o ano letivo na data correta


Alunos desta escola em Vespasiano terão aula só em março
Reprodução / Google Street View

Pelo menos 10 cidades da região metropolitana de Belo Horizonte adiaram o início do ano letivo em 2019 por falta de repasse do Governo de Minas Gerais. São elas: Betim, Esmeraldas, São José da Lapa, Confins, Lagoa Santa, Vespasiano, Pedro Leopoldo, Matozinhos, Capim Branco e Prudente de Morais. 

Em Betim, as aulas estavam previstas para iniciar em 28 de janeiro, mas só vão começar em 18 de fevereiro. Atualmente, a cidade conta com 69 escolas do ensino fundamental e possui 42 mil alunos matriculados. São 37 Centros Infantis Municipais (CIM) e 55 creches conveniadas, com 16 mil alunos de 0 a 5 anos. Já em Esmeraldas, o início das aulas está previsto para 11 de março. As duas prefeituras já emitiram nota oficial sobre o assunto .

Nas outras oito cidades, que compõem o Cisrec (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região do Calcário) ficou definido que as aulas só terão início em 18 de março deste ano.

Eles alegaram que a falta de recursos e os atrasos dos salários dos servidores, que ainda não receberam os vencimentos de dezembro de 2018 e o 13º, são os motivos do adiamento.

R7 tentou entrar em contato com a Secretaria de Estado de Educação, mas não obteve retorno.

Nota Prefeitura de Betim:

“De acordo com a Secretaria Municipal da Educação (Semed), em razão da inviabilidade financeira que tem impedido o pagamento de fornecedores, como do transporte de estudantes, alimentação e manutenção das unidades escolares, o retorno das aulas, previsto para 28 de janeiro, foi adiado para 18 de fevereiro. Sobre o calendário letivo de 2019, os representantes da Semed se reunirão, nos próximos dias, com o Conselho Municipal de Educação e com o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE). O objetivo é rediscutir as reposições de aulas e as novas diretrizes, como sábados letivos, período de férias e término do ano letivo. Atualmente, Betim conta com 69 escolas do ensino fundamental e possui 42 mil alunos matriculados. São 37 Centros Infantis Municipais (CIM) e 55 creches conveniadas, com 16 mil alunos de 0 a 5 anos.” 

Nota Prefeitura de Esmeraldas:

“A Secretaria de Educação confirmou o início do ano letivo em Esmeraldas para o dia 11 de março.
O motivo dessa medida é a crise financeira municipal ocasionada pela falta de repasses constitucionais por parte do governo estadual.
O estado deve a Esmeraldas cerca de R$ 40 milhões. A dívida decorre da falta de repasses praticada pelo governo estadual desde o primeiro semestre de 2018. 
São cerca de 9 mil alunos da Rede Municipal e cerca de 7,3 mil matriculados na Rede Estadual. São 35 escolas da Rede Municipal e 11 estaduais instaladas no município.

FONTER7
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA