‘Superlua de Sangue’ acontece neste fim de semana e será visível em Minas

Os mineiros poderão apreciar neste fim de semana de um espetáculo lunar. É que da madrugada de domingo (20) para segunda-feira (21) a lua será totalmente encoberta pela sombra terrestre e ganhará um tom avermelhado. O fenômeno, conhecido como Superlua de Sangue, será visível em todos os pontos do Estado. “O Brasil está em um ponto privilegiado”, explicou o astrônomo e professor da UFMG, Renato Las Casas. 

Desta vez, para acompanhar o fenômeno não será preciso o uso de telescópios e binóculos, já que o astro ficará disponível a olho nu. Segundo o especialista, os melhores locais para acompanhar o eclipse são aqueles livres de poluição, que podem encobrir o brilho da lua. “O ideal é ir para um local mais escuro, de preferência fora de Belo Horizonte”, recomenda.

Programe-se!

O eclipse está previsto para acontecer entre 1h34 às 4h51 e, durante 1h02, a lua será totalmente coberta. É exatamente neste momento que ocorrerá a Superlua de Sangue, quando o satélite adquire coloração avermelhada. A cor, de acordo com Las Casas, se dá com a refração dos raios solares em uma pequena parte da atmosfera. Durante a Superlua, o satélite fica mais próximo do seu perigeu, ou seja, a fase orbitar mais perto da Terra. “O brilho da lua ficará mais quente”, disse o astrônomo.

VIARedação
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA