Cemig investe R$ 36 milhões em ações de eficiência energética na região Central de Minas Gerais

Investimentos do Programa Energia Inteligente beneficiam população de Belo Horizonte, Cordisburgo, Jaboticatubas, Lagoa Santa, Ribeirão das Neves, Santa Luzia e Sete Lagoas

Foto: Reprodução da Internet

A Cemig, por meio do Programa Energia Inteligente, está investindo aproximadamente R$ 36 milhões na implantação de tecnologias mais eficientes e sustentáveis em hospitais, escolas públicas, Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) e comunidades de baixa renda na Região Metropolitana do estado. A modernização dos equipamentos deve trazer mais economia na conta de luz dos beneficiários, contribuindo para que recursos sejam remanejados para outras áreas.

Com esses recursos, cerca de 16 mil famílias de baixa renda da capital mineira e de Jaboticatubas, Ribeirão das Neves, Santa Luzia e Sete Lagoas já foram beneficiadas diretamente com a substituição de lâmpadas, geladeiras e chuveiros elétricos ineficientes. Até 2020, a execução dessa iniciativa deve contemplar mais 70 mil famílias de Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), atendendo, prioritariamente, comunidades e ocupações.

A implantação de tecnologias inovadoras e focadas no aproveitamento dos recursos naturais disponíveis também é uma das frentes de trabalho do Programa. Como exemplo dessas iniciativas, destaca-se a instalação de aquecedores solares de água 4 ILPIS e na Associação de Cegos Louis Braille. Além disso, 400 famílias da RMBH receberam uma nova tecnologia de aquecedores solares de água mais compactos e que podem ser instalados em residências cujas estruturas são mais simples, diferentemente dos sistemas convencionais.

Para o gerente de eficiência energética da Cemig, Ronaldo Lucas Queiroz, essas iniciativas oferecem mais conforto aos consumidores, mostrando a importância do consumo racional para a redução de custos com a energia e para a preservação do meio ambiente. “Os benefícios se ampliam quando pensamos no viés social. A modernização de espaços públicos e filantrópicos oferece mais qualidade no atendimento de alunos, pacientes e no trabalho dos profissionais da educação e saúde”, afirma o gerente.

Eficiência Energética com foco na educação e saúde

Pensando em alcançar mais beneficiários das ações do Programa Energia Inteligente, a Cemig realiza a entrega de equipamentos mais eficientes e adequados á rotina hospitalar. Os hospitais Nossa Senhora das Graças, de Sete Lagoas, Hilton Rocha, Mario Penna, Felício Rocho, São Lucas e a Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte, da capital mineira, tiveram toda a iluminação substituída.

Nos próximos meses, mais 4 iniciativas serão realizadas na área da saúde, com destaque para a entrega de aparelhos de esterilização (autoclave) e focos cirúrgicos, aparelhos utilizados em procedimentos hospitalares mais complexos.

Na área educacional, 12 escolas estaduais da região foram beneficiadas com a implantação de lâmpadas LED, que contribuem para ambientes de estudos mais confortáveis. Para alcançar mais alunos e profissionais da educação, outras 189 escolas serão beneficiadas só na região Central do estado, sendo que 63 delas passarão a contar com microusinas de geração fotovoltaica.

Programa Energia Inteligente

Além das ações supracitadas, o Programa Energia Inteligente incentiva a participação da comunidade em práticas de consumo consciente de energia e recursos naturais. No âmbito educacional, por exemplo, o Programa realizou capacitações sobre eficiência energética com professores de 1.000 escolas públicas do estado para que o conhecimento seja potencialmente multiplicado aos alunos.

O Programa Energia Inteligente da Cemig é regulado pela Aneel e se baseia no incentivo à mudança de hábitos, resultando na redução e eliminação do desperdício como forma de bom uso e preservação dos recursos naturais.

VIARedação
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA