Aguá do Rio Paraopeba em Paraopeba está impropria para consumo, afirma prefeitura

Momento em que a água era analisada na região

Em uma nota publicada neste sábado (09), a Prefeitura do Município de Paraopeba alerta a população da região para não consumir a água do Rio Paraopeba. De acordo com a prefeitura parte dos rejeitos da mina do Feijão de Brumadinho, já atingiram a região.


Confira a nota na integra:

A Prefeitura Municipal de Paraopeba através da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente, Comércio, Industria e Turismo recebendo orientações das Secretarias de Estado de Saúde (SES), de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad); e de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), baseado no monitoramento de qualidade de água BRUTA realizada pelo Governo de Minas no rio Paraopeba, após o rompimento da barragem B1 (mina do Feijão em Brumadinho) orientamos com vigor que a água BRUTA do rio Paraopeba não seja usada pela população.

A orientação de não se utilizar a água BRUTA do rio é válida para qualquer finalidade: humana, animal e atividades agrícolas. A medida foi adotada após a detecção de metais em níveis acima do permitido pela legislação ambiental e de avaliação da SES com base em requisitos de vigilância sanitária. Esta orientação é válida desde a confluência do Rio Paraopeba com o Córrego Ferro-Carvão até o município de Paraopeba.

O monitoramento de qualidade da água está sendo realizado com frequência diária desde 26 de janeiro de 2019, um dia após o rompimento da Barragem B1. O trabalho é desenvolvido pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) em parceria com a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), Agência Nacional de Água (ANA) e Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e Secretaria Municipal de Saúde de Paraopeba. Novas análises subsidiarão qualquer medida complementar ou reavaliação desta recomendação.

Todas as informações sobre o monitoramento podem ser consultadas no link:
http://www.meioambiente.mg.gov.br/component/content/article/13-informativo/3741-desastre-ambiental-barragem-b1-mina-corrego-do-feijao
ou Solicitadas no e-mail: [email protected]

Condições de Avanço da Lama Oriunda da Barragem B1 da Mina Córrego do Feijão
http://www.meioambiente.mg.gov.br/component/content/article/13-informativo/3742-condicoes-de-avanco-da-lama-oriunda-da-barragem-b1-da-mina-corrego-do-feijao

VIARedação
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA