DICAS: Para curtir o carnaval com saúde

O Carnaval é uma das épocas do ano mais esperada e comemorada pelos brasileiros. A festa, que parece estar no sangue do nosso povo, dura apenas quatro dias. No entanto, sem os cuidados necessários, as consequências da folia podem se prolongar por muito mais do que isso.

Para evitar desdobramentos indesejáveis, é bom ficar de olho em algumas dicas que dizem respeito à sua saúde. E a primeira delas é simples, rápida e gratuita: manter o cartão de vacinação em dia.

Nesta época do ano, quando o trânsito de pessoas aumenta consideravelmente entre as mais diversas regiões do país, a imunização contra algumas doenças é imprescindível. Hepatites, sarampo, caxumba, rubéola, tétano, difteria e até meningite e pneumonia são doenças que podem ser prevenidas por meio da vacinação. As vacinas fazem parte do calendário nacional e estão disponíveis nas unidades de saúde. Antes de pegar a estrada, que tal uma visita a uma dessas unidades para verificar a situação do seu cartão?

Não menos importante é a vacina contra a Febre Amarela. No entanto, ela demora dez dias para começar a fazer efeito. Uma única dose é capaz de proteger adultos por toda a vida. Então, se você já se vacinou, viaje tranquilo!

Durante a folia, não custa relembrar alguns cuidados básicos. Desde a escolha do seu figurino, seja ele uma fantasia ou não, priorize peças confortáveis e frescas, já que as temperaturas estão altas em grande parte do país. E justamente por causa do calor, uma garrafinha de água mineral, protetor solar, chapéu e óculos escuros vão completar o seu look e te proteger da desidratação e de queimaduras na pele.

A alimentação também requer alguns cuidados, já que tem gente que se esquece até de se alimentar quando a festa está animada demais. Planeje-se para comer de três em três horas e priorize alimentos leves, frescos e energéticos, que vão ajudar a recarregar suas baterias para dar conta dos quatro dias de folia. E por mais que possa parecer difícil, tente descansar. Nada como boas horas de sono para garantir que, no dia seguinte, você vá conseguir acompanhar a multidão.

Moderação com o consumo de bebidas alcoólicas é outra dica importante. Beber excessivamente pode levar a desidratação e, em casos mais graves, até a coma alcoólico. Para evitar que a festa termine com uma baita dor de cabeça, a hidratação, mais uma vez, é fundamental. Para cada copo de bebida alcoólica é recomendado tomar pelo menos um copo d´água. E lembre-se: se beber, não dirija! O número de acidentes de trânsito também sempre aumenta nesta época do ano.

SEXO, SÓ COM CAMISINHA

O carnaval deixa o brasileiro à “flor da pele”, e quem cai na folia para paquerar também precisa se proteger. A dica pode parecer batida, mas o aumento nos casos de sífilis, doença sexualmente transmissível, nos últimos anos, chama a atenção. Outras, como a AIDS, a hepatite e a contaminação pelo papiloma vírus, o HPV, também podem ser evitadas com o uso de preservativos. Além, claro, de uma gravidez indesejada. Nas unidades de saúde de Sete Lagoas, a distribuição é feita gratuitamente. Basta se dirigir a qualquer uma das 55 unidades da cidade, onde os estoques já foram reforçados.

FUNCIONAMENTO DAS UNIDADES DE SAÚDE DURANTE O CARNAVAL

As unidades de atenção primária (centros de saúde, unidades básicas de saúde e ESF´s) e secundária (atendimento especializado) de Sete Lagoas não funcionarão de segunda a quarta-feira. Se você precisar de atendimento médico durante o carnaval, as unidades da Rede de Urgência e Emergência, que compreendem o PA Belo Vale, a UPA, o Hospital Municipal e o SAMU funcionarão normalmente, 24 horas por dia, durante todo o período.

VIARedação
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA