Mais de 160 mil eleitores de Sete Lagoas e região terão que realizar o cadastro biométrico

Determinação do TSE envolve Sete Lagoas e outras sete cidades da comarca

Foto: Divulgação

A Justiça Eleitoral de Sete Lagoas reuniu prefeitos e vereadores da comarca para solicitar apoio a uma campanha especial que vai cadastrar os eleitores de oito municípios da região biometricamente. O trabalho tem como base uma determinação do Tribunal Superior Eleitoral definindo que, na eleição de 2020, só poderá votar o eleitor que tiver realizado o procedimento.

As cidades dos eleitores terão que passar pelo processo de cadastramento obrigatório são Baldim, Cachoeira da Prata, Fortuna de Minas, Funilândia, Inhaúma, Jequitibá, Santana de Pirapama e Sete Lagoas. No total, são quase 170 mil pessoas que precisam fazer a biometria. “Quem não realizar o cadastro biométrico terá o título cancelado. Esta situação prejudicaria o eleitor e provocaria sério prejuízo ao processo eleitoral”, comentou a juíza eleitoral Marina Rodrigues Brant.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) definiu que todo o trabalho de cadastramento seja realizado em Sete Lagoas. Além da sede dos cartórios eleitorais localizada na rua Raquel Teixeira Viana, 648, bairro Canaan, será montada uma Central do Eleitor na sede da Câmara Municipal na rua Domingos Louverturi, 335, São Geraldo (atrás da rodoviária). Os prefeitos e vereadores da região serão responsáveis por apoiar a chegada dos eleitores de suas cidades até este ponto que terá 14 guichês.

A operação vai começar no mês de maio deste ano e terminar em abril de 2020. O eleitor que quiser antecipar o procedimento pode procurar a Justiça Eleitoral de 12h às 18h. A orientação é para que o interessado agende seu atendimento pela site do TRE (www.tre-mg.jus.br). É necessária a apresentação de um documento de identidade e um comprovante de endereço no momento do cadastramento.  

O prefeito de Sete Lagoas, Cláudio Caramelo, participou da reunião garantido o apoio do município nos trabalhos. “Temos que fazer uma força tarefa. O fluxo de pessoas será muito grande. Só em Sete Lagoas são mais de 130 mil eleitores que precisam fazer a biometria”, comentou.

O também juiz eleitoral, Frederico Bittencourt Fonseca, alertou que o envolvimento de todos os setores da sociedade neste trabalho de convocação do eleitorado será fundamental para evitar transtornos. “Caso não ocorra tudo muito bem, alguns municípios poderão ter até 40% dos títulos cancelados”, comentou.

SITUAÇÃO DE CADA MUNICÍPIO

Baldim

Eleitorado total: 6.911

Eleitorado biometrizado: 852

% biometrizado: 12,33

Cachoeira da Prata

Eleitorado total: 3.496

Eleitorado biometrizado: 477

% biometrizado: 13,64

Fortuna de Minas

Eleitorado total: 2.817

Eleitorado biometrizado: 423

% biometrizado: 15,02

Funilândia

Eleitorado total: 4.402

Eleitorado biometrizado: 773

% biometrizado: 17,56

Inhaúma

Eleitorado total: 5.353

Eleitorado biometrizado: 766

% biometrizado: 14,31

Jequitibá

Eleitorado total: 5.634

Eleitorado biometrizado: 813

% biometrizado: 14,43

Santana de Pirapama

Eleitorado total: 7.343

Eleitorado biometrizado: 746

% biometrizado: 10,16

Sete Lagoas

Eleitorado total: 164.391

Eleitorado biometrizado: 30.704

% biometrizado: 18,68

VIARedação
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA