Adolescente de 17 anos morre com suspeita dengue em Contagem

Beatriz Miranda de 17 anos morreu na noite de sexta-feira após duas paradas cardíacas, UPA JK. A suspeita da causa da morte é dengue grave (dengue hemorrágica)

A Secretaria Municipal de Saúde de Contagem vai investigar a morte da estudante Beatriz Miranda, de 17 anos, que deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) JK, em Contagem, região metropolitana, com suspeita de dengue.

A jovem morreu na noite de sexta-feira (27), após sofrer duas paradas cardiorrespiratórias. Segundo familiares, ainda no processo de triagem, ela já havia desmaiado. 

Uma pessoa próxima a Beatriz, que não quis se identificar, contou que, na quarta-feira (24), a jovem deu entrada na UPA Diamante, no Barreiro, mas foi liberada, sem ser diagnosticada com a doença.

Ainda de acordo com a amiga da família, a jovem, durante a madrugada, passou bastante mal e foi levada à UPA JK, onde, na quinta, foi diagnosticada com dengue, medicada com soro e liberada de novo, na manhã seguinte. 

A pessoa informou à reportagem que, na tarde da sexta-feira (26), Beatriz passou muito mal e voltou ao centro de saúde na companhia do namorado e que já desmaiou durante a triagem. Segundo informou, a estudante foi levada para a sala de emergência e teve duas paradas cardíacas e não resistiu. Às 19h o óbito foi confirmado à família. 

O laudo apresentado à família pelo médico plantonista apontou que a morte foi causada por um choque hipovolêmico – estado de choque causado por perda de sangue – em decorrência de dengue grave (conhecida popularmente como dengue hemorrágica). 

A Secretaria Municipal de Saúde de Contagem lamentou a morte da jovem e informou por nota que amostras de sangue de Beatriz foram encaminhadas à Fundação Ezequiel Dias (Funed) para só assim ser constatada a causa da morte. Ainda de acordo com a pasta, o resultado demora 15 dias para sair. 

Na nota, o órgão ainda ratificou que “as cinco UPAs da cidade estão preparadas para atender os pacientes com suspeita de dengue. Não faltam insumos e o número de profissionais foi ampliado”.

Para isso, a pasta  instalou  um Posto Emergencial no estacionamento da UPA JK e no subsolo do Pronto Atendimento Infantil, voltados exclusivamente para pacientes com suspeita de dengue.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) disse, via assessoria,  que só confirma um novo caso suspeito de dengue depois de notificada pelas secretarias municipais.

FONTEO Tempo
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA