Sobe para três o número de mortes por febre maculosa em Contagem

Subiu para três o número de mortes confirmadas por febre maculosa  em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. Um quarto óbito está sob investigação. O número de casos da doença no município subiu para 33 nesta quinta-feira (6), um a mais do que registrado no último boletim.

Segundo a prefeitura, o último caso notificado foi nessa quarta-feira. O registro é de um morador do bairro Eldorado, que procurou atendimento, alegando ter tido contato com o carrapato em Betim. Essa é a primeira notificação em Contagem fora da área quente de atuação, onde 128 pessoas entraram em um terreno para fazer o cercamento.

A doença é causada pela picada do carrapato-estrela. Nesta manhã, o coordenador do programa de manejo das capivaras de BH visita a área quente em Contagem para orientar o município quais medidas adotar para capturar as capivaras.

O alerta para a doença causada pela picada do carrapato-estrela foi aceso entre o fim de maio e o início de junho. Quatro pessoas de uma mesma família morreram com suspeita da doença em Contagem. Três desses casos foram confirmados pela Secretaria Municipal de Saúde e o outro está sob investigação.

A família atingida morava em um loteamento no bairro Nacional, repartido entre dez irmãos. No fundo do terreno passa o Córrego do Gangorra, foco de aglomeração de capivaras e cavalos, animais hospedeiros do carrapato-estrela. 

Desde segunda-feira (3), uma unidade de saúde foi aberta no bairro Nacional para atender 128 pessoas que foram picadas por carrapatos após entrarem em uma mata para cercar um terreno. 

Para prevenir o aparecimento de novos casos, funcionários pulverizaram carrapaticida na região, cavalos sem dono foram recolhidos para receberem banhos de carrapaticida. 

O terreno onde estão os focos de carrapatos está sendo arado pela prefeitura e cal aplicada ao solo, para matar o parasita. Quanto as capivaras, importante hospedeiro do carrapato, estão sendo monitoradas por um drone e o município deve capturá-las, realizar sua vermifugação e colocar chips nos animais.

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA