Estudantes de Sete Lagoas vão à USP receber medalhas da Olimpíada Nacional de Ciências

Foto: Divulgação

Bruno Lima Costa. Este é o nome do aluno do 1° ano do Colégio Alpha de Sete Lagoas que está entre os 300 medalhistas de ouro na edição deste ano da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC). O estudante vai receber o prêmio no fim do mês em solenidade na Universidade de São Paulo (USP). E não foi só isso, o Alpha emplacou também três medalhas de prata na ONC 2019 com Otávio França, Isabela de Oliveira Abreu e Luiz Felipe Costa, além de duas menções honrosas para Anna Clara de Oliveira e Caroline Ferreira.

O feito dos estudantes de Sete Lagoas foi muito comemorado porque a ONC bateu o recorde de inscritos em 2019 e contou com quase dois milhões de participantes. O incentivo aos alunos é o grande diferencial, na opinião do diretor do Alpha, Fernando Campos, que garante que as medalhas são consequência do que é passado em sala de aula. “Não é nossa pretensão preparar os alunos para buscar medalhas. A gente estimula os estudos de forma constante e a participação em olimpíadas é uma forma de a gente mensurar o nosso trabalho”, explica.

O medalhista Bruno concorda com Fernando e completa dizendo que o “jeito que a escola trabalha e ensina a gente, a seriedade ao ensinar que deixa a gente feliz, mesmo sabendo que o conteúdo é extenso. Todos sempre nos apoiam para conquistarmos nossos sonhos”. Prova disso são aulas no contraturno para que os alunos possam se dedicar e aperfeiçoar o conteúdo. “Não é obrigatória a participação, mas sempre que oferecemos grande parte participa das aulas complementares”, emenda Fernando.

Vocação de medalhista

Nos últimos anos o Alpha vem se destacando como um dos grandes medalhistas em olimpíadas nacionais. Também este ano foram cinco medalhas, uma de ouro, uma de prata e três de bronze na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA). Na edição estadual da olimpíada de química, em 2018, foram outras quatro conquistas.

De 2014 até o ano passado foram 30 medalhas entregues para alunos do Alpha que se destacaram na OBA. A proposta pedagógica diferenciada aliada a desafios em matemática, química e biologia motivam os alunos a buscarem novos objetivos. “Temos aula de astronomia na escola também. A gente motiva e eles vão se destacando em várias frentes”. A fala de Fernando faz referência a um livro de poesias escritas pelos alunos e que está em fase final de produção.

ONC   

A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) integra o Programa Ciência na Escola e é uma realização de quatro Sociedades Científicas: a Sociedade Brasileira de Física (SBF) a Associação Brasileira de Química (ABQ) o Instituto Butantan e a Sociedade Astronômica Brasileira; ela resulta de um convite do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) à sociedade e se destina a estudantes do ensino médio e do último ano do Ensino Fundamental.

Também como forma de valorização, a direção do Colégio Alpha vai custear as despesas com a viagem para a premiação da ONC, na USP, no próximo dia 28. “A gente computa como investimento porque é mais uma forma de incentivar nossos alunos a novas participações e conquistas”, finaliza Fernando.

VIARedação
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA