Sete Lagoas deve ser atingida pela pior chuva do ano na sexta-feira (24)

Foto: Diego Henrique

Sete Lagoas, Belo Horizonte e os municípios da região metropolitana podem ser atingidos, nesta sexta-feira (24), pela pior chuva de todo o ano. Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontam para uma expectativa de que o volume de água a cair sobre a região ultrapasse 100 mm.

Historicamente, chove cerca de 320mm ao longo de todo o mês de janeiro. Ou seja, cumprida a expectativa, terá chovido então aproximadamente 1/3 do esperado para todo o mês em apenas um dia.

O número acende o alerta. Isto, pois, no último domingo (19) estavam previstas intensas pancadas de chuva com volume entre 30 e 50mm. No entanto, em apenas duas horas e vinte minutos choveu mais de 100mm em Sete Lagoas e inúmeras regiões

Sendo janeiro um mês tradicionalmente chuvoso em Minas Gerais, é possível que este específico período em 2020 ultrapasse as médias históricas. Em oito das nove regionais de BH, até 19 de janeiro, o acumulado de chuvas já havia ultrapassado a média climatológica do mês – 329,1mm.

Assim, foi expedida ainda uma lista de recomendações a serem seguidas por moradores da cidade. Entre elas está: evitar áreas de inundação e não trafegar em ruas sujeitas a alagamentos ou próximas a córregos e ribeirões no momento mais intenso da tempestade. As pessoas também devem evitar estacionar debaixo de árvores ou atravessar ruas alagadas.

VIARedação
COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA