Temporal pode atingir Sete Lagoas na sexta e no sábado, afirma especialista

Foto: Tecle Mídia

As previsões são de chuvas de grande proporção para Sete Lagoas e região até o próximo sábado, 25. Por isso, a Prefeitura de Sete Lagoas mobilizou setores como Defesa Civil, Guarda Municipal, Secretaria de Obras e Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos que estão atuando em situação de alerta para apoiar o cidadão em qualquer situação de risco.

De acordo com o pesquisador Daniel Pereira Guimarães, coordenador da Estação Meteorológica da Embrapa Milho e Sorgo a precipitação média para janeiro em Sete Lagoas é de 260,6 mm e até a madrugada desta quinta-feira o índice estava próximo dos 150 mm. “As previsões feitas nas últimas horas indicam que as chuvas serão menores que as inicialmente previstas, mas ainda assim com potencial de alagamentos e deslizamentos de terra. Isto porque de hoje até sábado serão dias chuvosos e a água da chuva não terá capacidade de infiltração no solo com grande escorrimento superficial”, explica.

Daniel Pereira Guimarães afirma que os indicativos para Sete Lagoas são de chuvas mais intensas na sexta e, principalmente, no sábado. “Recomenda-se o estado de alerta da Defesa Civil para as próximas 48 horas”, destaca.

Uma reunião realizada na manhã desta segunda-feira na Prefeitura tratou especificamente da chuva que já cai em Sete Lagoas e a previsão para os próximos dias. O prefeito Duílio de Castro, o coordenador da Defesa Civil, Nilson Pereira, e a secretária de Assistência Social, Luciene Chaves, planejaram estratégias de atuação em caso de necessidade. “Está ocorrendo uma previsibilidade, não podemos brincar com a vida. Estamos preocupados e precisamos que todos façam sua parte. Assim podemos minimizar riscos e prejuízos”, comentou Nilson Pereira.

A Defesa Civil Municipal trabalha em conjunto com o Corpo de Bombeiros e qualquer situação de risco ou anormalidade deve ser comunicada pelo telefone 193.

Recomendações
– Evite áreas de inundação e não trafegue em locais de alagamentos no momento de forte chuva.
– Não atravesse ruas alagadas. ⠀
– Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
– Atenção especial em áreas de encostas e morros.
– Se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água avise imediatamente a Defesa Civil (193).
– Não jogue lixo nas ruas, pois entope os bueiros, aumentando o risco de alagamento e a pressão das enxurradas.

VIARedação
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA