Campanha de Popularização do Teatro se consolida em Sete Lagoas em sua terceira edição

Foto de Júnio Souza

A 3ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança de Sete Lagoas, em cinco semanas de espetáculos, trouxe mais uma vez arte e cultura à cidade. Foram peças de diversas linguagens, gêneros e classificação etária. À frente do evento como produtora local, novamente, esteve a Preqaria Cia de Teatro, que em parceria com a Cimento Nacional, convidou o Sindicato dos Produtores de Artes Cênicas de Minas Gerais (Sinparc) a realizar uma versão estendida da campanha que acontece há 46 anos em Belo Horizonte.

Em Sete Lagoas, se apresentaram grupos teatrais de Belo Horizonte, Betim e Contagem, além das companhias locais Preqaria e Ovorini Carpintaria Cênica, com o espetáculo “Estação Torrete”, um dos destaques da Campanha por sua acessibilidade. As apresentações contaram com a participação da comunidade surda CASSEL na plateia.

“Fantástico! Show de expressão e performance! Precisamos de mais peças assim, leves, suaves, envolventes e que despertem o riso e a alegria a qualquer pessoa. Que só de olhar já entende! Isso é acessibilidade, isso é inclusão!”, comentou Luciana Caldeira no Facebook. “Maravilhoso espetáculo. A comunidade surda (CASSEL) amou a apresentação. Belíssimo trabalho! Preqaria, muito obrigada por oportunizar esses momentos de inclusão. Vocês são maravilhosos!”, ratificou Flaviana Valadares.

Preqaria
A Preqaria é uma entidade artística fundada em 2006 e que vem revolucionando a arte de Sete Lagoas. Como associação, iniciou sua trajetória de formação artística em 2009 através da “Escola Livre de Teatro”, que já recebeu cerca de 2.500 alunos regulares em sua sede e outros sete pontos da cidade. Desde 2014, atua também na formação de público realizando a “Temporada de Teatro de Sete Lagoas”, com quase 40 mil espectadores, e mais 400 artistas participantes. Em 2018 inaugurou o “Centro Cultural Nacional Teatro Preqaria”, que recebe continuamente shows musicais, eventos literários, espetáculos de teatro e dança, exibições de filmes e cursos de diversas áreas.

“Essas atividades ligadas à formação de artistas e de público na cidade não impediram que o grupo continuasse produzindo seus próprios espetáculos, muitos premiados, que carregam o nome de Sete Lagoas para outros estados como Paraná, Espirito Santo, Bahia, Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo”, revela o diretor do grupo, João Valadares. “Durante os meses de janeiro e fevereiro, o público sete-lagoano teve a oportunidade de conhecer um espetáculo de formatura da Escola Livre de Artes (O Estranho Julgamento de Josef K) e quatro espetáculos de repertório do grupo (Palhaços, Nosso Estranho Amor, As Alegres Comadres de Windsor e Tartufo’s 80). A Preqaria se volta agora para seus cursos de artes e também para a 7ª Temporada de Teatro de Sete Lagoas.

VIARedação
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA