Doença de Alzheimer é uma demência?

Doença de Alzheimer é uma demência? Tire essa e mais outras dúvidas na coluna Saúde Mental dessa semana, com a gerontóloga Thaís Bento Lima.

Muito se pergunta se Doença de Alzheimer é demência, uma vez que entender sobre as demências tem muita relevância quando pensamos em cuidados e prevenção. Neste contexto, é importante esclarecer que existem muitos tipos de demências; todas têm em comum a característica de ser neurodegenerativa. A mais comum é a Doença de Alzheimer, e é a mais prevalente em pessoas idosas, principalmente com 70 anos ou mais.

Mas por que falar em demências ou na Doença de Alzheimer? Desde o ano de 2019, a Associação Internacional de Alzheimer (ADI) verificou a importância de se discutir este tema, pois para muitas pessoas ainda é desconhecido – mesmo que muitas vezes convivamos com indivíduos portadores da Doença de Alzheimer.

Sendo lançada a campanha, vamos falar sobre demência? Foi lançada uma pesquisa pela ADI em parceria com a Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz) e outras entidades de outras nações, e os dados encontrados também nos fizeram refletir ainda mais sobre o tema demências, uma vez que 2 de cada 3 pessoas entrevistadas achavam que não se falava sobre demências em seus países.

Embora para muitas pessoas pareça algo negativo, pejorativo ou até mesmo cause estranhamento, o objetivo da campanha foi mostrar que temos que sensibilizar a sociedade para a prevalência de demências, mostrando formas de identificar e de reconhecê-las em nosso meio; assim como de realizarmos hábitos de vida preventivos para envelhecer com saúde, longevidade e com a preservação da saúde mental.

Algumas pessoas tem dúvidas se seu familiar tem o diagnóstico de doença de Alzheimer ou outra demência, pois muitas vezes saem com a informação geral do consultório médico que seu familiar tem demência senil e que a mesma não é a Doença de Alzheimer.

Normalmente, este diagnóstico tem sido informado para facilitar a compreensão do cuidador familiar, mas do ponto de vista técnico e científico, o mais apropriado é informar o nome da demência. Se falamos demência senil, não estamos dizendo qual demência o indivíduo desenvolveu; estamos informando apenas que ela aconteceu após os 60 anos de idade.

Hoje no Brasil temos um dado estatístico preocupante, são um milhão e seiscentas mil pessoas diagnosticadas com algum tipo de demência. Sabemos que a doença de Alzheimer e outras demências continuam sem tratamento curativo, mas possuem um tratamento que visa melhorar a qualidade de vida do portador destas doenças. É importante saber que qualquer tratamento que diz reverter a doença não é seguro e nem confiável.

Sempre que observar estudos que prometam a cura da doença de Alzheimer e de outras demências, procure saber as seguintes informações:

– O estudo é gratuito para a inserção de voluntários? Esta pergunta é importante pois todo estudo, por ser apenas uma investigação que busca evidências, não cobra dos seus participantes – em pesquisa os participantes são voluntários;

– O que o especialista publica nesta área? Muitos profissionais prometem receitas milagrosas para a longevidade, vende inúmeros materiais de apoio e livros, mas é importante conhecê-lo em suas publicações científicas, que é o mecanismo de certificar-se da veracidade das informações propagadas. O que este profissional publica na ciência dentro de sua área? Coloque o nome completo do pesquisador em buscas na internet que saberá o que ele publica do assunto e o quanto tem de respaldo em sua prática profissional.

Desperte o seu cérebro, faça Supera  (clique aqui e saiba mais)

 

No momento, o que sabemos em relação às demências é que quem não tem o diagnóstico da doença deve se cuidar, com hábitos de vida preventivos:

– Dormir bem;

– Alimentar-se com nutrientes importantes para o bom funcionamento da memória;

– Realizar atividades de estimulação cognitiva;

– Praticar atividades físicas regulares;

– Manter-se em comunicação e interação social.

Agora que você já entendeu algumas dicas, vamos falar sobre demência?

Desperte o seu cérebro, faça Supera  (clique aqui e saiba mais)

 

VIARedação
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA