Governador determina fechamento de escolas estaduais na Região Central por tempo indeterminado

Foto reprodução

Último balanço divulgado pelo Executivo mineiro mostra que já são 14 casos da doença no Estado, sendo cinco deles na capital mineira e um em Nova Lima, que faz parte da Região Central.

Dando seguimento à atuação rápida do Estado, de forma a evitar uma explosão momentânea do Covid-19, o governador Romeu Zema determinou o fechamento de escolas estaduais por tempo indeterminado na Região Central de Minas. A medida foi tomada como forma de prevenir o avanço do coronavírus nessas localidades. Transmissão comunitária é aquela em que o paciente não sabe determinar de quem contraiu a doença.

“É uma situação que indica que passaremos a ter muitos casos. Por esse motivo, peço que todos tomem os melhores cuidados possíveis” afirmou o governador, que trabalha em casa porque teve contato com pessoas que atestaram positivo para o coronavírus.

Para as demais regiões do Estado, vale a determinação anterior, de suspensão das aulas na rede estadual a partir de amanhã até o próximo domingo, 22 de março.

Vale ressaltar que as regionais, para efeitos de medidas decisórias, são aquelas classificadas pela Secretaria de Saúde. Sendo assim, as cidades atingidas com a suspensão indeterminada de aulas são aquelas que compõem a Regional Macro Centro.

O governador pediu ainda que moradores da Região Central evitem aglomerações. “Não recomendo a ninguém que vá a qualquer evento onde há mais de 10 pessoas”, completou.

A agilidade na tomada de definições tem garantido a Minas Gerais um número menor de casos em relação a outros estados da federação com características similares.

Ponto Facultativo

Ainda nesta terça-feira (17/3), o Comitê Extraordinário Covid-19 determinou ponto facultativo para os servidores que cumprem expediente na Cidade Administrativa até a próxima sexta-feira (20), em razão do grande número de servidores em circulação concentrada no local.

Nesse período, as chefias de unidades administrativas estarão à disposição do Comitê Extraordinário Covid-19 para implantar as medidas necessárias para viabilização do teletrabalho para todos o funcionalismo estadual, preservando serviços essenciais. Os chefes de unidades poderão requisitar outros servidores para auxiliar nesta implementação no período de ponto facultativo.

A partir da próxima segunda-feira (23/3), os servidores da Cidade Administrativa passam a cumprir jornada por meio do teletrabalho, nos termos da deliberação nº 2 do Comitê, publicada na manhã desta quarta (17/3).

Ações    

Desde o início da pandemia, diversas ações foram tomadas pelo Governo de Minas de forma a tentar conter o avanço do contagio do coronavírus. Dentre as medidas estão o decreto de situação de emergência em saúde, recomendações aos servidores, fechamento de equipamentos culturais e a criação de um comitê exclusivo para dar agilidade às medidas contra a doença.

Confira as cidades afetadas com suspensão indeterminada das aulas:

 

VIARedação
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA