Sete Lagoas tem 51 casos notificados de coronavírus e Gabinete de Gestão de Crise é criado

Foto da reunião

O prefeito Duílio de Castro reuniu todas as representações das forças de segurança de Sete Lagoas, Ministério Público, Superintendência Regional de Saúde e várias secretarias da Prefeitura na manhã desta sexta-feira, 20, em seu gabinete, para definir mais uma importante medida para conter a propagação do novo coronavírus. Foi formado o Gabinete de Gestão de Crise, que terá atuação direta nas ações municipais. O Boletim Epidemiológico divulgado hoje confirma a existência de 51 casos notificados em Sete Lagoas, sendo 45 em investigação, cinco descartados e um confirmado, com a paciente em isolamento domiciliar.

A Prefeitura decretou Situação de Emergência em Saúde Pública na última segunda-feira, 16, e nesta quinta-feira, 19, publicou decreto com medidas mais rígidas, como a suspensão do funcionamento de várias categorias de estabelecimentos comerciais, buscando evitar a aglomeração e circulação de pessoas nas ruas.

Todo o trabalho está sendo coordenado por um Comitê de Operações Especiais da Saúde, que agora vai trabalhar sincronizado com o Gabinete de Gestão de Crise. “Será mais uma força tarefa nesta guerra contra a propagação do coronavírus. Trabalhamos com informações precisas, que são divulgadas diariamente. É preciso que as pessoas não acreditem em notícias falsas nesse momento”, comentou o prefeito Duilio de Castro.

Um dos principais objetivos é garantir o cumprimento das determinações do Decreto nº 6.231, de 19 de março de 2020 (www.setelagoas.mg.gov.br/diario-eletronico), indicando o que pode e o que não pode funcionar na rede comercial de Sete Lagoas. Fiscais da Vigilância Sanitária e agentes da Guarda Municipal estão circulando pela cidade e, caso identifiquem algum comércio que esteja com restrição em funcionamento, emitirão uma notificação. Em caso de descumprimento da orientação, a Polícia Militar será acionada. “São medidas rígidas, mas já ficou provado que o melhor remédio contra o vírus é o isolamento social. Precisamos proteger nossas famílias”, completou Duílio de Castro.

NOVO BOLETIM 

Boletim Epidemiológico 05/2020 divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde informa que já são 51 casos notificados em Sete Lagoas, sendo 5 descartados, 1 positivo e 45 em investigação. Dois casos com internação estão sendo investigados. Um paciente internado fora de UTI está com sinais brandos, já o que está em UTI pertence ao grupo de risco, idoso e portador de doenças prévias. Em Minas Gerais, até esta quinta-feira, foram notificados 2.273 casos, sendo 2.140 em investigação, 104 descartados e 29 confirmados.

CANAIS DE COMUNICAÇÃO

A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou um call center para orientar e informar, por meio do número fixo (31) 3773-2576, 24 horas por dia. Também foi criado um canal de comunicação, via ligação telefônica, exclusivo para profissionais da saúde, que encontram na ponta da linha enfermeiros e quatro médicos infectologistas para sanar dúvidas, orientar ou prestar qualquer tipo de informação técnica. Denúncias quanto ao não cumprimento das determinações do decreto podem ser feitas pelo (31) 3772-4387.

O Gabinete de Gestão de Crise vai realizar reuniões diárias. O prefeito Duílio de Castro é o presidente e o secretário municipal de Saúde, Flávio Pimenta, o vice-presidente. Os demais membros são:

Ministério Público

Titular: Valéria Fernandes Andrade

Suplente: Dr. Paulo César Ferreira da Silva

Polícia Militar

Titular: Comandante Ronan Muniz Santos

Suplente: Tenente Coronel Luiz Faustino Marinho Júnior

Superintendência Regional de Saúde

Titular: Fabrício Júnior Alves Teixeira

Suplente: Carla Ludmila de Freitas Patente

4º GAAAe

Titular: Coronel Fábio Ribeiro Gonçalves de Oliveira

Suplente: Major Christophe Gervazoni Sabino

Guarda Civil Municipal

Titular: Comandante Sérgio Andrade de Carvalho Júnior

Suplente: Subcomandante Deiwdy Cordeiro

19º Departamento da Polícia Civil

Titular: Delegado Renato Nunes Andrade

Suplente: Delegado Feliz Magno Von Dellinger

5ª Cia Ind. Corpo de Bombeiros

Titular: Comandante Ulisses Silva de Oliveira

Suplente: Subcomandante Rafael de Figueiredo Barbosa

Secretaria Municipal de Assistência Social

Titular: Luciene Carvalho Chaves

Suplente: Delma Aparecida Salles Pereira

VIARedação
COMPARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. este isolamento domiciliar tem que ser revisto de modo a preservar os familiares, nao adianta esconder o problema, hoje um medico da upa mandou meu sobrinho se isolar em casa, ele mora com minha mae que e diabetica e meu pai que tem 80 anos, e como limpar e jogar debaixo do tapete, para isolar em casa tem que saber se tem condiçao.

  2. E os bancos? Não vão fechar não? O povo é totalmente sem noção. Na quinta feira o BB parecia um estádio de futebol em dia de jogo da copa do Brasil.

  3. As casas lotericas tbm continuam abertas funcionando.
    Fecha igreja deixa banco casa loterica. Tudo funcionando e cheio de gente. Tem que feichar tbm.

DEIXE UMA RESPOSTA