Morador de Sete Lagos diz ter ouvido barulhos estranhos no céu; som foi ouvido em varias partes do mundo

Foto: Tecle Mídia

Nesta sexta-feira (03), o morador de Sete Lagoas, Leo Chaves, contou que ouviu um barulho estranho vindo do céu, parecendo o som de um trombeta, por volta das 03h00 da madrugada. Diante disso, apuramos o fato e identificamos que é o assunto mais comentado no mundo nas redes sociais.

“Eram barulhos  não contínuos sabe. Achei que era uma coisa por aqui mesmos, tipo um caminhão funcionando distante de casa. No momento me chamou a atenção mas achei que era normal, porém hoje várias pessoas na rede social relataram isso também e da mesma forma e no mesmo horário.”, disse Chaves.

A sete-lagoana Pollyana Aguiar, que atualmente mora na Itália, em um comentário na rede social, diz ter ouvido o mesmo barulho.

“Às 14h15, escutei um estrondo semelhante ao de um jato cruzando o céu ou ao de uma turbina de avião. Escutei duas vezes, e não tinha nada no céu, não vi nenhum avião, apesar de estar nublado”, diz o empresário Paulo Bressane morador de Belo Horizonte, ao jornal O Tempo. “Comentei com um amigo que mora em outro local, e ele disse ter ouvido também”, acrescenta.

Nas redes sociais da Defesa Civil de Minas Gerais não há nenhuma menção a algum evento raro ocorrido no Estado nos últimos dias. O astrônomo e professor aposentado da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Bernardo Riedel conta que seu filho também comentou algo a respeito. “Ele estava em casa e me perguntou se eu também havia escutado um som grave, um ruído”, diz Riedel, que atualmente se dedica à construção de telescópios e observatórios astronômicos, além de ser membro do Centro de Estudos Astronômicos de Minas Gerais (Ceamig).

Segundo o especialista, corpos do sistema solar, como os chamados “aerolitos” (pequenos asteroides que caem constantemente sobre a Terra), podem penetrar a atmosfera, deslocar-se no ar e causar ruídos, mas, nesse caso, ele diz que o som seria impossível de ser ouvido. “E, se fosse um asteroide, você até poderia escutar o barulho, mas ele não ficaria se repetindo”, afirma.

Riedel diz não ter noção do que seja esse estranho barulho, e qualquer avaliação agora não passa de teoria e só poderia ser feita a partir de estudos. Contudo, ele atesta: “Digo que as pessoas podem ficar tranquilas. Não temos conhecimento de nenhum evento nem da possível ocorrência de nenhum fenômeno astronômico ou meteorológico que possa vir a acontecer. Isso não é nada perigoso ou preocupante”, conclui o especialista.

Veja alguns registros:




VIARedação
COMPARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. tambem nesta semana ouvi bem longe som de instrumento de sopro certamente,bem longe, como vindo pra baixo,tenh o certeza ,vinha dos ares. No começo da semana,ouvi(noite)um estrondo longissimo,como aviao a jato,e parou.Estava claro o céu.

DEIXE UMA RESPOSTA