Notificações de coronavírus em Sete Lagoas crescem 7,25% e chegam a 429

Estrutura do coronavírus. — Foto: CDC/via REUTERS/Site: O Globo

De acordo com dados divulgados pela Vigilância Epidemiológica Municipal, na manhã desta terça-feira, 7, o número de notificações para Covid-19 em Sete Lagoas cresceu 7,25% de ontem para hoje e chegou a 429 casos. Destes, 377 são suspeitos, três positivos e 49 negativos.

Sete pacientes estão internados na cidade com diagnóstico de Sindrome Respiratória Aguda Grave. Isso não significa, porém, que estes pacientes estão contaminados com o novo coronavírus, mas de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde, devem ser notificados e os pacientes submetidos a exames para comprovar ou descartar a Covid-19.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que os números divulgados pela Superintendência de Vigilância Epidemiológica seguem os padrões adotados tanto pelo Ministério da Saúde quanto pela Secretaria de Estado da Saúde.

Uso de máscaras
O Ministério da Saúde publicou uma nota informativa em que recomenda o uso de máscaras por toda a população, como uma forma auxiliar de contenção ao coronavírus. De acordo com a nota, as máscaras cirúrgias e as dos modelos N95 e PFF2 devem ser priorizadas aos profissionais de saúde, que estão mais suceptíveis à contaminação. Para a população em geral, a indicação é que as máscaras sejam produzidas em casa, usando materiais como tecido de saco de aspirador, cotton, tecido de algodão ou fronhas de tecido antimicrobiano e possam ser ajustadas de modo que tanto o nariz quanto a boca fiquem totalmente cobertos.

Conforme explica o secretário municipal de Saúde, Dr. Flávio Pimenta, o uso da máscara é indicado para pessoas que precisam sair de casa e se deslocar ou permanecer em locais onde há grande circulação de pessoas e também para pessoas com sintomas de gripe em isolamento domiciliar. “Neste caso, a máscara deve ser usada também dentro de casa”, informa.

A indicação sobre o uso de máscaras, porém, não reduz a necessidade de se manter o isolamento social. Para reforçar essa recomendação, a Secretaria Municipal de Saúde voltou a disponibilizar o serviço de carro de som com alertas nos bairros onde o movimento de pessoas nas ruas ainda é grande. “Faça sua parte e fique em casa”, pede o secretário.

No site da Prefeitura de Sete Lagoas você encontra mais informações sobre o uso e instruções para confecção das máscaras.

VIARedação
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA