Moradores relatam tremores de terra em Matozinhos

Foto: Reprodução da Internet

Moradores de Matozinhos relataram terem sentido um tremor de terra neste domingo, 18. O fato aconteceu por volta das 17h30.

“Aconteceu um negócio estranho. Não só eu, mas vários moradores perceberam dois tremores de terra onde as casas balançaram bastante aqui no bairro Nossa Senhora de Fátima”, contou o Líder Comunitário José Adelson.

Há relatos de pessoas que sentiram o tremor nos bairros São José, Da Graça, São Paulo e, também, no bairro Bom Jesus.

Os centros de sismologias do Brasil, da UNB em Brasília e da USP em São Paulo, ainda não registraram o abalo sísmico deste domingo, em Matozinhos. Apesar do susto, não houve feridos.

Já aconteceu outras vezes

Situações como essa não são novidade em Matozinhos e região, onde vários tremores já foram sentidos. O último caso ocorreu no dia 22 de janeiro de 2020 com intensidade de 2,5 de magnitude, cujo epicentro foi em Capim Branco, mas com reflexos em Matozinhos e Pedro Leopoldo, conforme registro do Observatório Sismológico da UnB, em Brasília.

Explicação

O que se sabe é que os abalos sísmicos em Minas Gerais vão contunuar ocorrendo, mas não é possível datar o próximo abalo.

Como as placas tectônicas são dinâmicas e têm o movimento contínuo, elas acumulam energia e liberam em forma de tremor. Ou seja, isso aconteceu no passado, acontece no presente e vai acontecer no futuro. “Mas não podemos precisar a magnitude e nem quando irão ocorrer os tremores”, explicou o sismólogo geofísico da UnB, Juraci, em entrevista em 2018.

Abalos na região

Há alguns anos as cidades da região metropolitana de Belo Horizonte sofreram com vários abalos sísmicos. Foram vários registros em Matozinhos, Capim Branco, Sete Lagoas, Pedro Leopoldo, Prudente de Morais e Funilândia que, na época, registrou 4.3 de magnitude.

 

Com Por Dentro de Tudo

VIARedação
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA