Escolas particulares de Contagem pedem volta às aulas e apresentam cronograma

O Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinep-MG) entregou nessa quarta-feira (29) um cronograma para a Prefeitura de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, com as datas para o possível retorno das aulas no município. Segundo a entidade, o quão antes ocorrer o retorno das atividades maiores serão os benefícios associados, tanto aos estudantes, quanto aos pais.

“A adoção de medidas de flexibilização do afastamento social já vem gerando impactos na dinâmica familiar dos munícipes contagenses”, diz o texto assinado por Zuleica Reis, presidente do Sinep em Minas.

Pela proposta, no dia 12 de maio, retornariam às atividades as escolas e creches com até 150 alunos e as instituições de educação infantil até os cinco anos. Uma semana depois, no dia 19 de maio, o Sinep propõe o retorno das escolas do Ensino Fundamental I até 300 estudantes nesse seguimento. Mais uma semana depois, no dia 26 de maio, voltariam as escolas do Ensino Fundamental II até 600 estudantes nesse seguimento.

Seis dias depois, em 1º de junho, o Sinep sugere o retorno para todos os outros seguimentos escolares. “Destaca-se que o cumprimento deste cronograma se desenvolverá de forma rigorosa e impositiva, com fulcro na preservação da saúde e integridade da comunidade escolar”, diz o documento.

O sindicato se comprometeu a prestar algumas orientações nas instituições de ensino durante o retorno das atividades, como treinamento básico das equipes escolares no uso e práticas de assepsia e desinfecção; inclusão nos currículos escolares de práticas de assepsia, em especial, mãos, roupas, uso de máscaras e limpeza de ambientes; disponibilização de álcool gel em todas as salas, corredores e espaços de uso em geral; obrigação a todos alunos e funcionários do uso de máscara; medir a temperatura de todos os estudantes na entrada da instituição, antes do início das aulas; limpeza e desinfecção frequentes dos ambientes escolares, em especial: mesas carteiras, puxadores de portas e corrimões e a garantia do fluxo de ar e ventilação com janelas e portas abertas.




Procurada, a Prefeitura de Contagem confirmou o recebimento das propostas e  disse que serão analisadas pelo Conselho Municipal de Educação, responsável pelas deliberações a respeito do sistema de ensino da cidade, e também pelo Comitê de Enfrentamento à Pandemia da Covid-19 do município. “Neste momento, vigora o Decreto Municipal 1526, do dia 20 de março, que suspende as aulas por tempo indeterminado”, informou o Executivo.

A reportagem tentou contato com a diretora do Sinep, mas não obteve retorno.

Casos confirmados

De acordo com boletim divulgado nesta quinta-feira (30) pela Secretaria de Estado de Saúde, Contagem tem 50 casos confirmados de Covid-19 e três óbitos pela doença.

VIARedação
FONTEO Tempo
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA