Covid-19: apesar de não ter casos, Baldim enfrenta dificuldade para fiscalizar medidas de prevenção

Baldim é um dos 34 municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte — Foto: Reprodução/TV Globo

Baldim, município que fica a cerca de 95 km de Belo Horizonte, é uma das quatro cidades da 34 da Região Metropolitana que não registraram casos de Covid-19. Também fazem parte da lista Confins, Nova União e Taquaraçu de Minas.

Desde o início da pandemia, diversas medidas de prevenção estão sendo tomadas em Baldim, mas parte da população parece não se importar em seguir esses cuidados.

No início da tarde desta quinta-feira (4), por exemplo, moradores foram flagrados sem máscaras em uma das praças da cidade. O secretário Municipal de Saúde, Rodrigo Vicente Rodrigues, reconhece o problema.


“São vários decretos desde o início da pandemia, porém a gente sempre encontra dificuldade na fiscalização porque nós somos limitados em relação ao número de fiscais. E aí nós acabamos encontrado dificuldade na adesão da população com relação ao decretos para que a gente consiga realmente fazer o isolamento social”, disse.

A primeira ação da cidade contra o coronavírus foi o decreto de situação de emergência devido à pandemia no dia 17 de março.

Já em 21 de março, entrou em vigor a decreto de isolamento social, que prevê o funcionamento de atividades essenciais como supermercados, farmácias e postos de gasolina. Também foram interrompidas as aulas no município.

O uso de máscaras na cidade começou a ser exigido em 13 de abril.


Sem leito de UTI

Baldim não tem leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e conta com apenas uma unidade de saúde. Normalmente, pacientes da cidade são encaminhados para Sete Lagoas, na Região Central de Minas.

“Nós procuramos adequar a nossa unidade de saúde, comprando um respirador, uma ambulância UTI, porém nós sabemos que muito pequeno tudo isso diante de uma pandemia de tão gravidade”, afirmou o secretário.

Segundo ele, por isso, é preciso conscientizar a população para que não haja uma alta ocorrência de casos na cidade. “Se nós não seguirmos o isolamento social que está preconizado, infelizmente, nós podemos correr um grande risco de ter um pico muito alto no município”, avalia.

Possibilidade de lockdown

Baldim é uma cidade que costumava atrair muitas pessoas para passar o fim de semana. Agora, segundo o secretário, o município tem sido procurado por pessoas de fora para passar quarentena.

“Nós estamos até com a possibilidade muito grande, mesmo que nós não tenhamos casos confirmados no município, de fazer um lockdown. Nós queremos resguardar a saúde da nossa população”, disse.


Rodrigues faz um apelo para que a cidade não seja visitada em tempos de pandemia. “Nós somos acolhedores, amamos todos que vem aqui, de coração. Baldim é a cidade do doce, as pessoas aqui são doces de natureza, mas, nesse momento, nós não queremos acolher ninguém aqui. Por favor, fiquem em casa”, declarou.

VIARedação
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA