Cometa Neowise já pode ser visto de Sete Lagoas; veja dicas de como observá-lo

Cometa Neowise poderá ser visto no Brasil(Foto: Banco de Imagens / Unsplash)

O cometa Neowise já pode ser visto em Sete Lagoas, Belo Horizonte e toda região metropolitana, os melhores dias para observá-lo no céu da capital mineira serão entre esta quinta-feira (23) e esta sexta-feira (24). O corpo celeste foi descoberto no final de março deste ano pela agência espacial estadunidense (Nasa) e está visível a olho nu desde o último dia 3 de julho no mundo.

Ele aparece próximo à linha do horizonte, logo após o pôr do sol, um pouco à direita de onde ocorre o crepúsculo, explica Renato Las Casas, coordenador do Observatório Astronômico da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). De acordo com o físico, a cada dia, o corpo celeste perde o “brilho”, mas aparece mais alto no horizonte e, conforme ele calcula, o momento ideal para observação será nos próximos dias.

“Os melhores dias para vê-lo em Belo Horizonte vão ser amanhã e depois de amanhã. Ele está perdendo o brilho rapidamente, mas está ganhando altura no horizonte”, pontua.

Contudo, quem espera o espetáculo que é visto em algumas fotos, precisa abaixar as expectativas. As fotografias do cometa são feitas com o processo de longa exposição, quando a câmera absorve luz por um período prolongado de tempo. Mesmo assim, é possível enxergar a cauda do cometa a olho nu.




A vista será ainda mais bonita nos próximos dias, segundo Las Casas. “Amanhã e depois de amanhã ele aparecerá logo abaixo da lua, o que daria uma fotografia muito bela”, afirma.

Dicas para ver o cometa

As dicas para quem quer observar o cometa são: torcer para que o dia não esteja nublado, procurar um local onde seja possível enxergar o pôr do sol com clareza e, de preferência, em estar em algum lugar escuro.


Além disso, é bom “preparar os olhos” antes de partir para a observação, continua Las Casas: “deixe sua vista acostumar um pouco com a escuridão do loca, dilatar um pouco a pupila. Com isso, você verá o cometa com maior brilho”, conclui o especialista.

FONTEO Tempo
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA