Comércio de Sete Lagoas vive a expectativa de reabertura nesta sexta-feira (07), após quebra de pelo menos 300 empresas

Total de lojas fechadas na cidade pode chegar a 17% de um universo de 9 mil empresas
(foto: Gabriel Felice)

Nos últimos 30 dias, apesar de o comércio não essencial estar fechado e as medidas de distanciamento social estarem em vigor, Sete Lagoas, viu os casos confirmados de COVID-19 dispararem 238%, passando de 296 confirmações em 4 de julho para 1.001 nesta quarta-feira (5). Agora, a cidade vive a expectativa da reabertura das lojas em virtude de o município ter sido readequado dentro do programa Minas Consciente, deixando de pertencer à macrorregião de Belo Horizonte.

De acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) local, Geraldir Carvalho, o alívio da reabertura às vésperas do Dia dos Pais não deve ser motivo de ampla comemoração. Isso porque, segundo ele, 300 empresas de Sete Lagoas já entraram com pedido de baixa na Junta Comercial e a estimativa da CDL é de que outras 1,2 mil sigam o mesmo caminho.

Se os números se confirmarem, o total de lojas fechadas na cidade pode chegar a 17% de um universo de 9 mil empresas. Pelas ruas do Centro, principalmente, muitas lojas se encontram com placas passando o ponto ou de imobiliárias, para alugar ou vender.

“A expectativa [da reabertura] é sempre positiva. Fizemos muitos esforços para transformar Sete Lagoas em microrregião, mas infelizmente muitos [empresários] não irão reabrir agora”, lamentou Carvalho.



O encerramento das atividades destas empresas trouxe outro problema para a cidade: o desemprego. Levantamento da CDL aponta para pelo menos 1,3 mil postos de trabalho a menos nestes últimos três meses em razão da pandemia do coronavírus.
Tanto o presidente da Associação Comercial e Industrial de Sete Lagoas, José Roberto da Silva, quanto Carvalho concordam que os empresários da cidade só devem se reerguer da pandemia no próximo ano. “Esse é um ano perdido. Em 2020 os comerciantes irão trabalhar apenas para sobreviver. Muitos nem devem chegar ao fim do ano. Mas a reabertura será importante pelo menos para garantir a manutenção dos empregos”, afirma José Roberto.

Novos leitos são abertos

Nesta quarta-feira dez novos leitos de UTI foram abertos no Hospital Municipal, que agora conta com 31 leitos exclusivos para atender casos graves da doença. Em menos de um ano a estrutura de alta complexidade da cidade saltou de 23 para 68 leitos de UTI. Destes, 54 podem ser disponibilizados para pacientes com COVID-19.
“Durante todo este tempo [de pandemia], outros dez leitos que foram entregues anteriormente nunca foram ocupados. Mesmo com a subutilização, quando nunca ultrapassamos 30% de ocupação, a estrutura foi ampliada”, ressaltou nesta quarta-feira o secretário municipal de Saúde, Flávio Pimenta, durante a inauguração dos leitos.
A estrutura será mantida após a pandemia, garantiu o prefeito Duílio de Castro (Patriotas). “Há um ano a estrutura de UTI do Hospital Municipal e do Nossa Senhora das Graças era de apenas 23 leitos e o índice de ocupação superava os 90%. Muitas vezes não era possível salvar vidas. Agora temos 68 unidades, aumentamos em 200% os leitos para atendimentos de COVID e outras doenças”.



Contratação emergencial

A Secretaria Municipal de Saúde está com 40 vagas abertas para contratação de profissionais técnicos em enfermagem para trabalhar diretamente com os pacientes internados com COVID-19 no Hospital Municipal. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais, divididas em plantões de 12 horas de trabalho por 36 horas de descanso, nos períodos diurno e noturno. A remuneração de salário-base será informada na seleção e terá acréscimo de 20% de insalubridade. Quem tiver interesse basta enviar o currículo para o e-mail [email protected].

COVID-19 em Sete Lagoas

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira pela Secretaria de Saúde de Sete Lagoas, a cidade registrou um aumento de 2,32% no número de notificações de pessoas com sintomas gripais nas últimas 24 horas, chegando a 7.660 suspeitos desde o início da pandemia. Atualmente, 1.554 pessoas estão sendo monitoradas diariamente pela Vigilância Epidemiológica municipal e outras 1.517 já tiveram o monitoramento concluído. São 181 pessoas diagnosticadas com sintomas leves de COVID-19, em isolamento domiciliar, e 793 já curadas da doença.



A cidade rompeu a marca de 1 mil casos, chegando a 1.001 registros positivos de coronavírus, com 27 confirmações nas últimas 24 horas, sendo 13 mulheres e 14 homens. Um novo óbito foi confirmado: é uma paciente de 85 anos que estava internada no Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG). Com esse registro, Sete Lagoas chega a 17 óbitos confirmados desde o início da pandemia.
FONTEEstado de Minas
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA