Termina nesta semana o prazo para a prefeitura de Sete Lagoas entregar novos leitos de UTI determinados por juíza

UTI do Hospital Municipal de Sete Lagoas, voltados ao coronavírus

Termina nesta semana o prazo de 15 dias determinado pela justiça para que Sete Lagoas entregue 35 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratamento de pacientes infectados pelo novo coronavírus. A decisão, publicada no dia 22 de julho, é da juíza da Vara da Fazenda Pública e Autarquias da comarca, Wstânia Barbosa Gonçalves.

Desde a notificação judicial o município entregou 22 leitos. Dez deles foram anunciados na última segunda-feira (03), um dia depois de a cidade registrar quatro mortes pela Covid-19 (uma entra na estatística de Capim Branco). “Com este novo aporte, Sete Lagoas passa a contar com 56 leitos de UTI destinados exclusivamente ao tratamento de pacientes com Covid”, informou o município no boletim do coronavírus da segunda-feira (03).

O número, porém, ainda é insuficiente frente aos 67 exigidos pelo Ministério Público para suprir a carência da região, que tem aproximadamente 445 mil habitantes. Com o cumprimento da decisão o município se adequaria ao Plano de Contingência Estadual e supriria, assim, demanda da população da cidade e região que depende dos serviços de saúde da cidade.



A juíza Wstânia Barbosa Gonçalves concedeu a tutela de urgência, com base no entendimento de que a ausência de leitos de UTI suficientes para eventual pico de covid-19 pode colocar em risco muitas vidas. “Não é possível que a microrregião fique desguarnecida, tendo em vista que o Plano de Contingência Estadual prevê número de leitos de UTIs quase duas vezes maior. A questão destes autos deve tutelar, acima de tudo, o direito à vida”, disse quando da divulgação da decisão.

Os dados mais recentes da pandemia na cidade, até esta terça-feira (04), apontam mais 37 novos casos confirmados, de 18 mulheres e 19 homens. Com os números Sete Lagoas tem agora 974 casos positivos de Covid-19 desde o início da pandemia. Na cidade já foram registrados 17 óbitos.

VIARedação
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA