Comerciantes abrem as lojas como forma de protesto em Sete Lagoas

Registo feito na manhã deste sábado (08)

O comércio de Sete Lagoas, após 60 dias fechado, e um dia antes do dia dos pais, amanheceu com as portas abertas neste sábado (08), em forma de protesto, após decisão do Governo do Estado na última quinta-feira (06), que orientou a microrregião da cidade a continuar na onda vermelha, do programa Minas Consciente, onde somente serviços essenciais podem funcionar. A decisão do estado, foi reforçada por um decreto municipal publicado pela Prefeitura, na sexta-feira (07), que por determinação da justiça, obrigatoriamente deve seguir a orientação do estado.

A redação do site Tecle Mídia percorreu as principais ruas da região central da cidade como Emílio de Vasconcelos Costa, Monsenhor Messias,  Dr. Pedro Luiz, Lassance Cunha e Orla da Lagoa Paulino e constatou que grande parte das lojas estão de portas abertas, funcionando normalmente. Além disso, parte das lojas do Shopping Sete Lagoas, também estão abertas ou vão abrir no decorrer do dia.

Ainda conforme apurado pelo site Tecle Mídia, existem possibilidades do comércio da cidade continuar aberto na próxima semana, ainda em forma de protesto.




De acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) local, Geraldir Carvalho, 300 empresas de Sete Lagoas já entraram com pedido de baixa na Junta Comercial e a estimativa da CDL é de que outras 1,2 mil sigam o mesmo caminho.

E um vídeo publicado em uma rede social, o Vereador Milton Martins, no centro da cidade, ainda na manhã deste sábado (08), cobrou um posicionamento do Executivo, Legislativo e Judiciário para para que a abertura do comércio seja garantida, seguindo as normas de segurança, pois segundo ele a economia da cidade precisa girar.

Números

O principal motivo da cidade estar com as portas fechadas, segundo o estado, é o grande número de pessoas contaminadas na cidade. De acordo com o Boletim Epidemiológico desta sexta-feira (07), o total de casos positivos na cidade chegou a 1.069 desde o início da pandemia. Deste total, nove pessoas estão internadas, 177 estão se recuperando em casa sem complicações e 865 (81%) dos infectados estão curados.

A taxa de ocupação de leitos de UTI, segundo a prefeitura, está em 23%.

VIARedação
COMPARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Uai simples assim??? Abre e pronto.?? KD as autoridades?? Casos no topo. E a cultura do povo aqui é mato.. deve ter gente saindo e entrando pelas tabelas… consciência zero né celagoa.

  2. Se ja existe um protocolo de enfrentamento da pandemia a 4 meses e não está sendo eficiente para conscientizar a população é por a mesma não acredita mais em papai noel,tem que ser um processo que atenda os comerciantes,o mundo não vive só de pandemia,chegou a hora de saber conviver com ela por mt tempo.

  3. Sabe de nada , ninguém paga as contas de ninguém nem dos comerciantes nem dos trabalhadores que dependem disso falar é fácil quero ver o pessoal usar máscaras e ter o mínimo de bom senso em se preocupar com a saúde sua e de suas famílias , precisa de concientizacão e não fechar as coisas

  4. Quem é contra a abertura do restante do comércio e vive gritando fica em casa podia achar uma solução para dar sustento a vida das pessoas que estão perdendo suas empresas e para os funcionários dessas empresas que estão perdendo seus empregos.

  5. O COVID é real e assustador.trabalho em hospital e meu ponto de vista é…pego lotação suja, vou a verdureira e escolho frutas e verduras que passaram pôr várias mãos,supermercados lotados e pago minhas contas em lotéricas e recebo dinheiro que concerteza passou por milhões de mãos.passo na frente de bares lotados… então pergunto ? Porque somente os LOGISTAS estão pagando por um problema mundial que cabe a cada um ter consciência e respeito ao próximo…loja fechada não vai acabar com pandemia não… consciência da prevenção sim… Claudia Patrícia.

DEIXE UMA RESPOSTA