O diploma de medicina argentino é reconhecido por quais países?

Foto: Pixabay

Não é novidade que os brasileiros têm procurado cada vez mais as universidades estrangeiras para a graduação na área médica. Isso ocorre devido às barreiras que os estudantes encontram no país, tanto relacionadas à concorrência do vestibular de medicina como ao alto custo das mensalidades nas faculdades privadas.

Assim, a Argentina se tornou um dos países com melhores oportunidades para um intercâmbio educacional, com universidades ranqueadas entre as melhores do mundo, ingresso sem vestibular e excelente ambiente universitário.

Mas os candidatos ao curso de medicina nas instituições país vizinho têm algumas questões sobre a graduação fora do território brasileiro, entre as quais se destaca o reconhecimento do diploma. Então continue a leitura do artigo para sabe mais sobre o assunto.

Médicos formados no estrangeiros podem exercer a profissão no Brasil

Após a formação na Argentina, tanto os médicos brasileiros como de outras nacionalidades podem exercer a profissão no Brasil, desde que sejam aprovados no exame Revalida (Exame Nacional de Revalidação dos Diplomas Médicos), de responsabilidade do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Este exame voltou a ser aplicado em 2020, após ser suspenso para reformulação em 2017.

Outros países do Mercosul reconhecem os diplomas dos integrantes do bloco, mas cada um possui uma metodologia própria para validar o título argentino de graduação em medicina.

Projetos como o ARCU-SUL (Sistema de Acreditação Regional de Cursos de Graduação do Mercosul) procuram facilitar a validação dos diplomas entre universidades conveniadas do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia e Chile.

Além disso, em 2019 uma nova convenção referente à educação foi assinado por 23 países da América Latina e Caribe. Aprovado por unanimidade por representantes de cada Nação, este instrumento obriga os Estados Partes signatários a adotar todas as medidas necessárias para o reconhecimento dos estudos, títulos e diplomas dos países da América Latina e do Caribe, em virtude das normas específicas que a regem. Com este compromisso político, a mobilidade acadêmica na região deverá ser favorecida, com impactos positivos tanto na cooperação como na integração regional.

Graduação de medicina na Argentina abre portas para a Europa

Na Espanha, o diploma de medicina da Argentina é totalmente válido, sem exigência de avaliação. Isso se deve graças a um acordo assinado entre os dois países, em 2017, baseado no Pacto de Bologna. Para formalizar o ingresso no país europeu é necessário enviar a documentação exigida para a validação do diploma e preencher algumas condições estabelecidas.

Além disso, depois de três anos exercendo a profissão na Espanha, o título passa a ser válido em todos os países da União Europeia. Por isso, trabalhar na área de saúde do país ibérico é um dos sonhos – possíveis – de muitos estudantes que cursam medicina nas universidades argentinas.

Os graduados nas instituições de ensino superior argentinas também podem exercer a medicina em Portugal. O profissional deve pedir equivalência de grau ao Conselho Científico de uma universidade portuguesa que ministre o curso de medicina. Depois deste processo, basta solicitar o registro para a Ordem dos Médicos de Portugal.

Portanto, tecnicamente os formados em medicina na Argentina podem atuar em vários países do mundo. A questão é validar o diploma conforme as normas e leis do local escolhido. Para saber mais sobre os países onde novos profissionais podem exercer suas funções no sistema de saúde é preciso pesquisar as regras e processos exigidos pelo destino desejado.

Quais as principais instituições argentinas que têm curso de medicina?

Entre as universidades argentinas de maior prestígio está a Universidade de Buenos Aires (UBA). A UBA é a melhor universidade da América Latina, segundo o atual QS World University Rankings.

Mas a qualidade educacional da Argentina vai muito além da UBA. Instituições muito bem conceituadas como a Universidade Nacional de La Plata (UNLP), Universidade Nacional de Rosário (UNR), ambas públicas; e a Universidade Austral, Universidade Católica Argentina (UCA), Fundação Hector Alejandro Barceló, particulares, são alguns exemplos de excelência na formação médica.

A maioria das universidades argentinas abrem as inscrições no final e início do ano, portanto é preciso ficar atento ao calendário, que pode ser acessado facilmente nos respectivos sites das instituições. Geralmente estão disponíveis também detalhes sobre documentação e demais requisitos necessários para o ingresso na graduação.

VIARedação
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA