Sejusp realiza primeiro leilão de 2021 de veículos apreendidos em operações contra o tráfico de drogas

Oito veículos estão disponíveis para o arremate; ação busca angariar recursos e reforçar políticas de prevenção à criminalidade no estado

Fotos: Sejusp / Divulgação

Oito veículos apreendidos em operações contra o tráfico de drogas e outros crimes relacionados serão leiloados, de forma virtual, na próxima terça-feira (23/2). Este será o primeiro leilão promovido pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) em 2021. Entre os veículos disponíveis para ofertas estão sete carros, incluindo Palio Fire, Idea Adventure Flex, Palio Fire Economy e VW Golf, além de uma moto Honda CG 150 Titan.

A iniciativa faz parte do projeto “Esforço Concentrado para a Redução dos Bens Aguardando Destinação”, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, via Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), em parceria com o Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Sejusp.

Os lances já podem ser realizados por meio do site www.mgl.com.br/leilao/11694/lotes . Na página é possível conhecer os veículos e conferir os lances já efetuados.


Os itens considerados recuperáveis podem voltar à circulação e têm direito à documentação. Os arrematantes são isentos de multas, encargos e tributos anteriores à aquisição. Já os bens alienados como sucatas irrecuperáveis só podem ser vendidos para empresas de desmonte ou reciclagem, devidamente credenciadas em órgãos de trânsito.

Cadastro

Para participar do leilão é preciso realizar o cadastramento no site do leiloeiro público oficial com antecedência mínima de 48 horas. Em virtude da pandemia da covid-19, da mesma forma que os leilões anteriores, os arremates serão realizados apenas on-line. Demais informações podem ser conferidas no edital disponível em: https://cutt.ly/Dk8mf61.

Aqueles que desejarem podem também conhecer os itens pessoalmente. Eles estarão disponíveis nos locais indicados em cada lote ou no pátio do leiloeiro público oficial. A visitação ocorrerá na segunda-feira (22/2), dia anterior ao leilão.

A subsecretária de Prevenção à Criminalidade da Sejusp, Andreza Gomes, destaca a importância dos leilões não apenas para a secretaria, mas também para a população mineira. “Estes leilões geram recursos que são utilizados no enfrentamento à violência e à criminalidade, bem como na prevenção ao tráfico de drogas e outras ações relacionadas a estes delitos”, detalha.




Aplicação dos recursos

Os recursos angariados com os leilões são utilizados especialmente para ações de redução da oferta, redução da demanda, campanhas, estudos e capacitações relacionadas à temática sobre drogas. Além disso, são também aplicados na própria gestão do Fundo Nacional Antidrogas (Funad) e nas despesas decorrentes do cumprimento das atribuições da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, órgão gestor do fundo.

A redução da oferta, por exemplo, consiste em projetos de reaparelhamento e custeio das atividades de fiscalização, controle e repressão ao uso e tráfico ilícitos de drogas e produtos controlados. Já a redução da demanda está relacionada a programas de prevenção, atenção, cuidado, tratamento e reinserção social de usuários de drogas.


VIARedação
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA