Secretaria de Saúde do Estado apresenta projeto de retomada das obras do Hospital Regional de Sete Lagoas

Foto: Divulgação Ascom DM

Na última sexta-feira, 16, representantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES), juntamente com o deputado estadual Douglas Melo (MDB), prefeito Juninho de Inhaúma (Presidente da Cismisel), Prefeito Edson Vargas de Funilândia (Presidente da Amav), Dr. Flávio Pimenta (Secretário Municipal de Saúde) e demais autoridades da região, estiveram em Sete Lagoas, para reunião de alinhamento sobre o Hospital Regional de Sete Lagoas, cujas obras estão paralisadas desde 2015.

Em sua fala, Douglas Melo agradeceu à Secretaria de Estado de Saúde e ao Governo do Estado pelo constante diálogo em relação ao Hospital Regional e por atender as demandas emergenciais da região de Sete Lagoas em relação ao enfrentamento a COVID-19. O deputado ressaltou que a celeridade na conclusão das obras é primordial: “A população estava descrente com a conclusão do Regional, mas voltou a ter esperança com a compensação da Vale devido à tragédia de Brumadinho”. Douglas disse ainda que a Assembleia de Minas deverá votar o quanto antes o PL 2.508/2021, de autoria do Governador Romeu Zema, que autoriza a abertura de crédito suplantar decorrente de termo judicial para reparação da Vale com os mineiros pelo desastre humano e ambiental de janeiro de 2019.

Segundo o Sr. João Márcio Silva de Pinho, chefe de gabinete da Secretária de Estado de Saúde, o acordo judicial prevê que os próximos passos para a construção do Hospital serão o processo de detalhamento, planejamento, viabilidade técnica, devolução dos convênios para o Governo do Estado e estadualização do imóvel para abertura de novo edital de licitação e futura ordem de inicio de retomada das obras e operação do Hospital. Pelo cronograma apresentando pelo chefe de gabinete a ordem de inicio da retomada das obras deve ocorrer em fevereiro de 2022.

A articulação para que o Hospital Regional de Sete Lagoas fosse incluindo na ação compensatória da Vale foi feita diretamente com o Governo do Estado e o então Secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Sr. Otto Alexandre Levy Reis, pelo deputado Douglas Melo, a primeira reunião para articulação ocorreu em setembro de 2019, onde foi protocolizado um documento contendo a solicitação, que futuramente feio a ser autorizado pelo Governador Romeu Zema.

Douglas enfatizou a importância de ouvir os representes dos municípios que compõe a macrorregião de Sete Lagoas para integração e direcionamento das necessidades de saúde de cada cidade, pois é através da pactuação dos municípios que teremos gestão qualificada da saúde quando as obras forem entregue a população. Entrou no debate que o hospital regional finalizado poderá fazer parcerias com a rede acadêmica de Sete Lagoas fornecendo o suporte de hospital escola para as instituições locais. Outro ponto apresentando pelo parlamentar é que futuramente o hospital seja uma entidade filantrópica assegurando o direito à saúde e assistência social de toda região, além de usufruir da imunidade tributária, prevista na Constituição Federal.

Após a reunião, os membros da Secretária de Estado de Saúde e os representes presentes visitaram as obras do Hospital Regional Doutor Márcio Paulino e reassumiram o compromisso que não irão medir esforços para a conclusão do sonho de toda uma região.

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA