Aranhas ‘gigantes’ aparecem em casas e assustam moradores do Buritis, em BH

Foto: Flávia Prado / divulgação

O que começou com um simples relato em um grupo de moradores, virou um dos assuntos mais comentados de um bairro nobre de Belo Horizonte, devido ao susto e ao medo. Algumas pessoas do Buritis, na região Oeste da cidade, têm divulgado o aparecimento de aranhas “gigantes” em suas casas e apartamentos.

No grupo “Mau Bairro Buritis”, um dos mais conhecidos, a moradora Flávia Prado compartilhou a primeira imagem (acima). “Pessoal, aqui no prédio, no Buritis, estão aparecendo aranhas desse tipo. Já é a terceira. Parece ser muito venenosa. Alguém tem mais notícias? Estamos preocupados aqui”, disse.

Um outro morador, Lucas Abreu, compartilhou a segunda foto. Segundo ele, o animal apareceu entre a parede e o teto de um banheiro.

Em respostas, diversos participantes do grupo demonstraram apreensão com a situação. “Senhor Jesus! Se uma aranha desse tamanho aparece no meu apartamento, eu saio e deixo o apartamento pra ela! Pânico”, disse uma usuária.

“Que horror. Nem na roça dos meus sogros aparecem aranhas desse jeito dentro de casa”; Ninguém dorme no Buritis essa noite. Imagina acordar com uma dessa debaixo da coberta?”, brincaram outros.


Risco

Pelas imagens, não é possível afirmar com precisão de qual espécie se trata os aracnídeos. Pessoas que trabalham na área acreditam que possam ser as conhecidas como armadeiras, do gênero Phoneutria, ou aranha-lobo (Lycosa erythrognatha).

Segundo a professora de biologia Lana Magalhães, a aranha armadeira, também chamada de chamada de aranha de macaco e de bananeira, é venenosa. Seu tamanho corporal é de aproximadamente 4 cm mas pode chegar até 15 cm estendendo as pernas.

“É uma aranha agressiva. O nome “armadeira” deve-se à sua forma de ataque. Quando ameaçada, ergue as pernas dianteiras, abre seus ferrões e eriça os espinhos implantados no seu corpo. Além disso, são muito ágeis e costumam seguir suas presas”, escreve.

Ainda de acordo com a professora, o veneno é bastante ativo em humanos, e, em crianças e pessoas idosas pode levar à morte. Entre os sintomas do veneno estão: dor no local da picada, pulso rápido, febre, suor, problemas respiratórios, vertigens e vômitos.


Já a aranha-lobo, também conhecida como aranha-de-jardim, possui aproximadamente 5 cm de comprimento. Ela já é mais comum no meio urbano. Seu veneno causa uma dor intensa, com sensação de queima e formicação e pode provocar reações alérgicas.

No entanto, a picada não costuma causae problemas graves, desde que a vítima procure o hospital. Nunca é recomendado matar esse tipo de animal, apenas isolá-lo e levá-lo a um local adequado.

VIARedação
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA