Governo de Minas Gerais recomenda que lactantes se vacinem contra a Covid-19

O grupo não está no Programa Nacional de Imunização. As prefeituras têm autonomia para aderir ou não à recomendação.

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES) recomendou aos municípios que comecem a vacinar lactantes. Segundo o órgão, as doses da 25° remessa, que chegaram nesta sexta-feira (18), podem ser usadas na ampliação deste público.

A orientação segue a deliberação da Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Saúde do Estado de Minas Gerais, publicada neste sábado (19).

Ainda de acordo com a SES, o município poderá destinar as doses excedentes para vacinação das lactantes com crianças de até 6 meses, “até a inclusão desse público como grupo prioritário no Programa Nacional de Operacionalização da Vacinação (PNO)”.

Vale lembrar que as prefeituras têm autonomia para organizar a vacinação em suas cidades. Elas podem incluir ou não este grupo.

Para serem vacinadas, “as lactantes deverão apresentar documento de registro de alta hospitalar ou certificado de nascimento da criança, autodeclaração preenchida, documento com foto, comprovante de endereço, CPF e cartão Sistema Único de Saúde (SUS).

As lactantes só devem ser vacinadas com os imunizantes da Pfizer e da Coronavac, após avaliação médica.

VIARedação
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA