Vulcão que pode gerar tsunami que chegaria ao Brasil entra em alerta

Foto: SUTANTA ADITYA / AFP

O nível de alerta foi aceso por autoridades da Espanha para erupção do vulcão Cumbre Vieja, na ilha de La Palma, na costa da África. O vulcão pode provocar um tsunami que atingiria todas as Américas, com impactos que chegariam ao Brasil, em especial nas regiões Norte e Nordeste do país. A informação foi divulgada pelo portal “MetSul Meteorologia” nesta semana. Adormecido há décadas, o Cumbre Vieja começou a mostrar sinais de atividade “moderada” nos últimos dias.

“Ele não estava dando sinais de erupção, mas agora ele chegou a um segundo nível. São quatro níveis de alerta. Ele pode vir a ter uma erupção, mas não significa que essa erupção vai gerar um tsunami, mas é uma possibilidade, mesmo que mínima”, explicou o pesquisador do Instituto de Ciências do Mar da UFC (Universidade Federal do Ceará), Carlos Teixeira, em entrevista ao “UOL”.

O Metsul informa que a região de La Palma enfrenta aumento nos movimentos de vulcões “acompanhando a tendência de alta desde 2017 e ganhou maior força desde 2020”. “Nos últimos dias, além de aumentar o volume de movimentos sísmicos, sua intensidade aumentou com abalos que tiveram magnitude superior a 3. A profundidade dos epicentros também diminuiu, em média, de 30 para 12 quilômetros. Só ontem foram mais de 100 tremores e um teve profundidade de apenas 4 quilômetros”, detalha o portal.

VIARedação
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA