Cabo de energia se rompe e provoca descarga elétrica em criança de 11 anos em MG

https://teclemidia.com/wp-content/uploads/2021/10/carro.webp

Uma criança de 11 anos sofreu uma parada cardíaca por causa de uma descarga elétrica, durante um temporal em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, na tarde deste domingo (17). Após ser atendido em uma UAI, ele foi encaminhado para o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), onde está internado na UTI em estado grave.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, um cabo de alta tensão da fiação elétrica de uma avenida do bairro Tibery se rompeu e atingiu um veículo, onde estavam um casal e a criança.

No desespero, os pais desceram do carro e, ao tentar retirar o filho de dentro do veículo, sofreram uma descarga elétrica. Mas a criança não resistiu ao choque e sofreu uma parada cardíaca.

Os pais levaram a criança para a Unidade de Atendimento Integrado (UAI) do mesmo bairro, onde a equipe médica trabalhou para reverter o quadro.

Procurada pela reportagem, a Cemig informou que acompanha o caso de perto e que a criança foi reanimada pela equipe.

Veja, na íntegra, a nota enviada pela empresa:

A Cemig informa que uma tempestade, acompanhada de uma forte ventania, provocou curto-circuito nos cabos de média tensão da rede elétrica na Av Benjamin Magalhães, no bairro Tibery, em Uberlândia, causando o rompimento de um dos fios, que caiu sobre um veículo que estava estacionado sob a rede de energia.

Uma criança de dez anos, que estava dentro do veículo, tentou sair do interior do carro e ao tocar o solo com parte do corpo ainda encostando no automóvel, sofreu uma choque elétrico e consequentemente parada cardiorrespiratória.

A criança foi socorrida pelos próprios pais, e lavada para atendimento hospitalar, onde foi reanimada. A Cemig acompanha o caso e presta apoio à família.

No momento do acidente chovia e ventava muito. A provável causa do rompimento do cabo foi o lançamento de algum objeto, pela força do vento, em direção à rede, o que teria provocado o curto-circuito.

Outras informações a respeito do estado de saúde devem ser apuradas junto às autoridades.

Fio Partido e segurança durante tempestades

Uma das principais ocorrências durante tempestades intensas é o fio partido, principalmente quando há quedas de árvores sobre a rede elétrica, ou quando objetos são lançados em direção aos cabos,  em função da força dos ventos, provocando o seu rompimento. Caso as pessoas se deparem com um fio partido, elas não podem se aproximar ou tocar no cabeamento e, se possível, não devem permitir que outras pessoas se aproximem também.

Nos casos em que condutores rompidos caiam sobre veículos, é possível que, ao sair do automóvel, a pessoa sofra um choque elétrico, que pode ser de até 13 mil volts, caso seja uma rede de média tensão. O único caso em que a pessoa deve deixar o veículo imediatamente é em situações de incêndio. Nessas ocasiões, se for necessário sair do veículo, a pessoa nunca deve tocar a estrutura do automóvel e no solo ao mesmo tempo, porque ele se tornará o caminho entre a corrente elétrica e o solo. Isso pode ser fatal ou causar queimaduras gravíssimas.

A recomendação é telefonar imediatamente para o Fale com a Cemig, no telefone 116, que funciona 24 horas por dia. Se uma árvore cair na frente de sua residência, nunca tente retirá-la ou cortá-la e chame o corpo de bombeiros para retirar esta árvore. Em muitos casos, no meio da árvore caída, pode existir um cabo partido da rede elétrica que pode estar energizado e escondido no meio dos galhos e, ao tentar retirar a árvore, a pessoa pode sofrer um choque elétrico de até 13.800 volts, com risco de morte ou graves queimaduras“.

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA