Sete Lagoas sofre com avanço da variante Ômicron

Foto: SMSA/Reprodução

A variante Ômicron avança de forma acelerada em Sete Lagoas, na região Central de Minas Gerais. Nessa quarta (26), foi inaugurado um centro de testagem e, apenas nas primeiras horas, cerca de 80% dos moradores que fizeram o exame apresentaram resultado positivo para o coronavírus.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Sete Lagoas, a cidade tem apenas 10 leitos de terapia intensiva neonatal e pediátricos. A prefeitura admite que são poucos leitos, que tradicionalmente a ocupação beira os 100%. Ainda de acordo com a administração municipal, quando o limite é atingido, ações são feitas para que nenhuma criança fique sem atendimento. Atualmente, nenhuma criança estaria internada com covid-19 no CTI.

O Secretário de saúde de Sete Lagoas, Flávio Pimenta Silveira, detalha a situação do CTI infantil.

“A cidade possui dez leitos de UTI neonatal. Esses leitos são de apoio ao serviço materno infantil. Recebem pacientes, crianças prematuras, neonatos prematuros, crianças com pneumonia, crianças com qualquer enfermidade que necessite de uma recuperação em UTI, crianças pós-cirúrgicas com necessidade de seguimento pós-operatório em UTI. Não é um leito especificamente covid, mas também são recebidos por essa estrutura, que atende todo o fluxo. Ela sempre tem uma ocupação de, se não 100%, nível próximo a isso. Ontem, na busca epidemiológica, a gente identificou que não havia nenhum paciente na UTI Neonatal positivado pra covid”, disse Flávio Pimenta.

Quando os leitos estiverem ocupados

O secretário municipal também falou sobre quais medidas são adotadas quando todos os leitos ficam ocupados.

‘Os outros, normalmente quando tem 100% de ocupação SUS, ou você pede apoio e consegue transferir ou você faz uma tentativa de aumento de leitos dentro da própria estrutura. Às vezes, a gente faz uma montagem de urgência num outro local de apoio, e é justamente o que nós estamos tentando: fazer um alinhamento com o Hospital Nossa Senhora das Graças, que é um serviço contratado pra prefeitura no sentido de ter uma área de escape nesse sentido”, complementou Flávio Pimenta Silveira.

Ele ainda afirmou que o avanço da variante Ômicron preocupa a prefeitura de Sete Lagoas. “Fizemos centro de testagem já com alto índice de positivação. Nessa primeira manhã de atendimento, quase 80% de positivação. Você vê que está bem, bem alto mesmo”, concluiu o Secretário de saúde.

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA