Conheça o trabalho e história da Regina Márcia, Arquiteta e Urbanista

No mês de março comemoramos o dia das Mulheres. Diante dessa data tão especial, neste mês, o Tecle Mídia vai contar histórias de mulheres especiais, mulheres que inspiram várias outras, através de seus trabalhos e atividades que desempenham com tanto êxito na sociedade.

As histórias estão sendo contadas durante todo o mês e, hoje vocês vão conhecer um pouco sobre a Arquiteta Regina Márcia Fernandino Fonseca Moura.

Seja Bem Vinda Regina Márcia!

Sua história será contada no quadro Mulheres que Inspiram. Então, use e abuse da criatividade e, obrigada por acreditar no Tecle Mídia.

Regina, conte um pouco sobre sua história de vida.

Nasci em Sete Lagoas, no berço de uma família maravilhosa.

Pelo lado do meu pai, Antônio Pontes Fonseca, uma família onde o lema é TRABALHO, PRODUÇÃO, PROGRESSO, e pelo lado da minha mãe Circele Maria Fernandino Fonseca, uma família onde o lado artístico é aflorado, com a criatividade sempre exercitada.

Daí veio minha atividade profissional: sou Arquiteta e Urbanista. Atuo na área de projetos de arquitetura em geral, com ênfase na arquitetura residencial, comercial e industrial.

Com criatividade e comprometimento profissional, realizo projetos que levam felicidade, conforto, saúde e bem-estar às pessoas.

Sou casada, com Breno Lanza Moura, temos dois filhos, o Vinícius e o Breno. Nosso maior bem.

Para mim, uma família estruturada é base para meu sucesso, para minhas atividades e realizações. E para isto temos que estar bem conosco mesmas, nos conhecer e ter propósitos bem definidos.

Conte um pouco sobre como é elevar a autoestima de outras mulheres através da arte e da arquitetura.

No início da escolha da profissão queria ser médica para salvar vidas. Foi difícil até encarar e aceitar que “arte” também salva vidas!

A partir daí me realizei completamente, e acho que isto se traduz na minha trajetória de vida pessoal e profissional, que inspira mulheres a se conhecerem, a ver a força que existe dentro de nós, que consegue dar conta de sua profissão, ser independente financeiramente e buscar crescer sempre intelectualmente em conhecimentos.

“Percebi a emoção e gratidão das pessoas ao vivenciarem os espaços projetados. É uma realização muito grande, participar da vida das pessoas, cujas necessidades são descritas e solucionadas num projeto personalizado .

Principalmente das mulheres que são as “cuidadoras“ por natureza, de sua família, de seu lar!

Conseguimos  proporcionar a elas um local agradável e apropriado para viver e trabalhar .

Ao sabermos interpretar seus sonhos e desejos em relação aos espaços que irão usufruir aos quais conseguimos transformar com intenção e arte naquele espaço acolhedor, prático e bonito!

A beleza, o conforto e o bem-estar enche a alma de alegria! “

Você vê diferença e dificuldades no mercado por ser mulher? Se sim, cita os aspectos.

Sempre me posicionei como profissional mulher na nossa área de atuação. Porque nunca fiz comparação entre homens e mulheres, mas sim capacitação técnica.

Lembro bem, quando recém formada, projetei e executei a obra do nosso prédio, onde moro até hoje. Eu era nova, recém-formada e responsável técnica pela obra. Orientando homens que não estavam acostumados com isto não ….

Foi um desafio que me moveu e permitiu uma experiência espetacular na minha profissão.

Hoje, o mercado de arquitetura é formado em sua grande maioria por mulheres. É uma profissão que trabalha sensibilidade, observação, experiência e criatividade. Raciocínio, praticidade e poesia, mas principalmente, suor e muito trabalho. Devemos saber entender o que o outro necessita para sermos assertivos no projeto e em sua execução.

O que você busca fazer para inspirar outras mulheres, mostrando pra elas que elas são capazes de vencer?

Primeiro, ter foco naquilo que faz seu coração falar mais alto. Porque todas as profissões necessitam de empenho e dedicação para florescerem e dar certo, então, que tudo seja feito com prazer e doação de corpo e alma.

Acreditar em você mesma, que você é capaz, que esteja sempre disposta a aprender mais e mais, para doar o melhor para o outro, que é o significado de todo nosso esforço.

As mulheres são consideradas seres fortes e persistentes. Porque escolheu atuar nesta área?

A partir do memento que descobri que com meu trabalho de arquiteta, melhoro o mundo, posso deixar minha marca, não só estética, mas minha marca de promover bem estar, alegria, que consigo desenvolver espaços que abrigam, aconchegam, proporcionam segurança, ou mesmo quando consigo tirar um sorriso de alguém ao olhar uma bela paisagem de uma janela e este alguém sentir vontade de agradecer a Deus sua existência, isto me realiza….

Arquitetura é bela, quando conseguimos extrair de soluções de concreto e vidro qualidades como leveza e suavidade, paz e harmonia… Quando conseguimos integrar à intimidade e privacidade, natureza, vida, humanidade…. Quando conseguimos fazer a arquitetura falar…. Despertar sentimentos de beleza, de praticidade, de poesia….

Quando conseguimos passar o “algo mais” num projeto, ele se expressa diretamente para o coração e a sensibilidade que mora dentro dos corações das pessoas….

Falo assim: Arquitetura tem vida!

Qual o diferencial do seu trabalho?

O diferencial do meu trabalho é a “alma” que procuro imprimir em cada projeto.

Que seja único e personalizado. Cada cliente tem sua identidade, seu modo de viver, seus gostos, sonhos e recursos. No meu trabalho busco conjugar tudo e superar suas expectativas em relação ao resultado do projeto. Me envolvo ao máximo para que tenhamos sempre o melhor produto. Com dedicação e comprometimento.

Você se considera inspiração para outras mulheres? Porque?

Já me disseram, algumas vezes, que admiram minha disposição, alegria e positividade.

Gosto de pensar no outro e na coletividade. Não estamos só, vivemos em comunidade!

Sempre que possível participo com meu trabalho ou presença e força de espírito coletivo em ações que trarão benefícios para nossa cidade e nossa população.

Sou responsável pelo que produzo e estarei produzindo de arquitetura em nossa cidade… Arquitetura muda o entorno, a paisagem, o local onde está situada…..

Além do benefício pessoal, existe o benefício da coletividade. Uma cidade bem projetada e planejada gera satisfação, prazer, conforto físico e ambiental para todos, seja em sua moradia, em seu trabalho, em seu lazer…

Teria mais algum assunto que gostaria de comentar? Se sim, nesse trecho você tem liberdade para falar sobre alguma fase importante da sua vida ou algum momento marcante da sua história.

Comecei falando da minha família, e gostaria de terminar agradecendo aos meus pais e avós, por eu ser o que sou, devido à eles….

Força, garra e determinação…

Acreditar nas pessoas sempre…

O mundo é duro, a vida é difícil, de lutas para todos, mas estamos aqui para melhorá-lo e fazermos nossa parte, deixando nossa contribuição pessoal para o bem…. Com positividade e otimismo. Com ética e profissionalismo. Com humildade e determinação…

Amando… e nos doando…

Qual telefone de contato e meio de comunicação?

Instagram: @reginamarciaarquitetura  reginamarciamoura @reginamarcia_artes  –

Site: www.reginamarciaarquitetura.com

Que história linda Regina Márcia, obrigada por compartilhar com o Tecle Mídia, através do quadro Mulheres que inspiram. É um prazer mostrar para outras mulheres como você é inspiradora.

Obrigada pela oportunidade!

Por: Dayane Kétila

VIARedação
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA