Prefeitura de Belo Horizonte oficializa obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados

Medida passa a valer em Belo Horizonte a partir desta terça-feira (14) — Foto: Pedro Alves/g1

A Prefeitura de Belo Horizonte publicou no Diário Oficial do Município (DOM), na madrugada desta terça-feira (14), a alteração no Decreto nº 17.943 e voltou com a obrigatoriedade no uso de máscaras em locais fechados. A determinação, que tinha sido anunciada nesta segunda, já está valendo.

O decreto mantém o uso de máscaras sobre o nariz e a boca em estabelecimentos e serviços de saúde, no transporte coletivo e nas respectivas estações de embarque e desembarque e no transporte escolar, todos sem data para flexibilização.

A publicação no DOM adiciona a obrigação do uso do item de proteção em todos os locais com ambiente fechado.

Segundo a prefeitura, o uso do protetor facial em estádios e feiras é recomendável, mas não é obrigatório como nos espaços fechados.

A prefeitura estipulou a validade da medida até 31 de julho de 2022. Mas ela será reavaliada na data especificada levando em consideração o número de casos e mortes na cidade, além dos índices de vacinação.

Em coletiva nessa segunda-feira (13) a secretária Municipal de Saúde, Cláudia Navarro, afirmou que os protocolos são revistos diariamente.

Nas últimas semanas, o país registrou o aumento do número de casos de Covid-19. Belo Horizonte é a primeira capital do país a retomar o uso de máscaras em ambientes fechados.

“A partir do momento em que nós obrigamos o uso da máscara vamos não só diminuir a transmissão do vírus como também diminuir a transmissão de outras viroses, principalmente nas crianças e nos pacientes acima de 60 anos. Diminuindo as viroses, diminuiremos o total de atendimentos nos nossos serviços de urgência”, disse a secretária.
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA