Homem que publicou vídeo denunciando agressão contra casal é preso

O homem que publicou o vídeo expondo a agressão de policiais ao casal em Paineiras,  na região central de Minas, foi preso neste sábado (13). Moradores da cidade e testemunhas alegam que pode ter sido uma represália à denúncia do caso que ganhou repercussão nacional. Mas a Polícia Militar (PM) nega que a prisão tenha ligação com o vídeo

De acordo com uma mulher, que terá a identidade preservada, o homem, um mecânico, mora e trabalha em Belo Horizonte, mas foi à Paineiras para passar o Dia dos Pais com a família. Logo que chegou ao município, ele foi parado pelos agentes que inspecionaram o carro em que o mecânico estava. “Ficaram caçando coisas no carro dele, não acharam nada, mas prenderam ele”, disse a testemunha em anonimato.

Por ser amigo do jovem Marcos Mendonça Gonçalves, de 23 anos, que foi agredido pela polícia, o mecânico teria publicado imagens da confusão nas redes sociais, fator que teria motivado a ação da polícia. Durante a abordagem, os policiais teriam batido a cabeça do rapaz contra a parede e o atingido com um golpe de cacetete. Em seguida, o mecânico foi encaminhado para a sede da PM na cidade.

Na hora da abordagem, o homem estava acompanhado de uma mulher, grávida, que acompanhou toda a ação, assim como outros familiares. “Tudo indica que é perseguição, porque esse rapaz é de Belo Horizonte, é honesto, trabalhador. Ele vem na cidade com frequência e nunca teve problemas com ninguém, nem com a polícia”, completou a testemunha.

A situação, lamenta a mulher, tem causado insegurança na população. Ela confirmou o que outros moradores da cidade relataram à reportagem, de que um dos policiais envolvidos na agressão tem histórico de outros episódios que fogem à boa conduta policial. “A gente confia fortemente na Polícia Militar. Mas quando se depara com uma situação dessa, a gente fica com mesmo. O vídeo pegou só uma parte da confusão, mas não justifica. Ele (policial) agiu com excesso, foi completamente desnecessário”, arrematou a moradora.

Versão da PM

A Polícia Militar confirmou a detenção do homem. Entretanto, conforme a corporação, a ocorrência deste sábado não tem nenhuma ligação com o episódio de agressão registrado durante a madrugada. A PM informou que recebeu uma denúncia anônima, via 190. O registro dava conta de um suposto esquema de tráfico de drogas e o carro em que o mecânico estava foi apontado como suspeito.

Quando a viatura foi tentar realizar a abordagem para verificação da denúncia, o homem teria fugido realizando manobras perigosas. Segundo a PM, o homem acabou detido, mas desacatou os policiais e reagiu à abordagem, sendo necessário realizar manobras de imobilização. Antes de ser levado para a delegacia, o homem ainda foi levado a um posto médico para avaliação clínica, juntamente com um dos policiais, por pequenas lesões ocorridas durante a abordagem.

Após o registro da ocorrência, o homem assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO)  e foi liberado.

O caso

Em entrevista a O TEMPO, Marcos Mendonça Gonçalves afirmou que teve medo da morte. “Mesmo desacordado na viatura eles continuaram a me bater”, contou. O jovem foi agredido com socos até desmaiar e a namorada dele, de 18 anos, também levou um soco. As agressões partiram de um policial militar e foram registradas por imagens divulgadas nas redes sociais.

O caso ocorreu na cidade de Paineiras, na região Central de Minas Gerais. Um outro policial ajudou a segurar Marcos no chão durante as agressões. O caso aconteceu na madrugada deste sábado (13).

O vídeo, gravado por volta de 2h da madrugada, foi feito por testemunhas. Nas imagens é possível ver o jovem deitado no chão com um policial o segurando e outro o espancando com vários socos no rosto. Em um determinado momento, o rapaz desmaia.

A namorada dele de 18 anos tenta intervir, mas também leva um soco no rosto do policial, que ainda a empurra contra o chão. Um outro homem aparece e tira a garota de perto dos militares. O policial que deu os socos coloca o joelho sobre o pescoço do jovem enquanto o outro militar o algema.

Governador de Minas, Romeu Zema (Novo) afirmou, nas redes sociais, que confia em uma apuração do caso “seja quem for o agressor”.

Versão da polícia

Em nota (na íntegra ao final do texto), a Polícia Militar informou que foi acionada por causa de um homem jogando bombas em uma praça, próximo a crianças. Ainda segundo a polícia houve reisistência do rapaz agredido ao ser abordado, havendo a necessidade de intervenção policial.

A PM informou ainda que ao ter acesso aos vídeos, instaurou um “procedimento para apuração criteriosa dos fatos e adoção das medidas cabíveis”.

A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), por meio da 7ª Região de Polícia Militar (7ª RPM),  esclarece que, na noite dessa sexta-feira (12.08), foi acionada diversas vezes por populares da cidade de Paineiras, na região Central de Minas, denunciando que havia um indivíduo soltando bombas numa praça, próximo a crianças. Conforme Boletim de Ocorrência, houve resistência por parte do abordado, havendo a necessidade de intervenção policial.

A PMMG esclarece, ainda, que após conhecimento das imagens enviadas à instituição, foi instaurado, de imediato, um procedimento para apuração criteriosa dos fatos e adoção das medidas cabíveis.”

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA