Parte de casa desaba e revela mina de ouro escondida em Ouro Preto (MG)

Solo encharcado por causa da chuva colapsou a galeria subterrânea, revelando resquícios do passado histórico da cidade


Imóvel foi construído em cima de galeria
Divulgação / Prefeitura de Ouro Preto

Uma mina de ouro foi descoberta em Ouro Preto, a 96 quilômetros de Belo Horizonte, após a parte externa de uma casa desmoronar, nesta segunda-feira (9), devido às fortes chuvas dos últimos dias na região.

De acordo com a Defesa Civil do município, a cratera foi aberta por causa do solo encharcado, colapsando parte da galeria e revelando resquícios do passado histórico da cidade.

A mina em questão estava desativada e não era aberta à visitação. Ela está localizada à rua 13 de Maio, no bairro Alto da Cruz.

O professor do departamento de engenharia da UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto), Hernani Mota, que realiza estudos sobre minas a céu aberto e subterrâneas, avaliou o local. “a gente não tem dimensão desse colapso, se vai afetar toda a casa, ou não”, disse ao destacar que as chuvas permanecem na cidade e parte do terreno está comprometido. Algumas trincas, inclusive, foram encontradas nos cômodos do imóvel.

Por causa do desabamento, a família que vivia na casa foi retirada do local e está sob acompanhamento da Defesa Civil até que estudos mais detalhados sejam realizados.

Ouro Preto foi uma das principais cidades do ciclo do ouro em Minas Gerais e, com a expansão urbana, algumas casas foram construídas em terrenos que contêm minas desativadas.

Em fevereiro do ano passado, uma outra mina foi descoberta debaixo de uma casa no mesmo bairro, também após fortes chuvas na cidade.

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA